
Elle, de Paul Verhoeven, foi considerado pelo sindicato de críticos o Melhor Filme Francês de 2016, numa das poucas vezes na qual o prêmio foi oferecido a um longa feito por um diretor de outra nacionalidade. Estrelado por Isabelle Huppert, que conseguiu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz, o filme concorre em 11 categorias do César 2017.

Os prêmios de Melhor Primeiro Filme e Melhor Primeiro Filme Estrangeiro foram respectivamente para Diamant Noir, de Arthur Harari, e Dogs, de Bogdan Mirică. Outro premiado foi La Forêt de Quinconces, de Grégoire Leprince-Ringuet, reconhecido pelo sindicato como Singular Filme Francófono, prêmio oferecido a uma obra de co-produção em língua francesa.
Os prêmios para televisão foram ofertados a Le Bureau des Légendes, considerada Melhor Série Francesa pelo segundo ano consecutivo, e ao telefilme Le Passe-Muraille, apontado como Melhor Ficção Francesa. A animação A Tartaruga Vermelha, que concorre ao Oscar de Melhor Animação, ganhou o prêmio de Melhor DVD/Blu-ray Recente dos críticos franceses.