Minha conta
    Morre Telmo de Avelar, ator que dublou o Pateta no Brasil

    Diante das câmeras, Telmo atuou nas novelas Irmãos Coragem e Pai Herói.

    Telmo de Avelar, ator e dublador conhecido por dublar o personagem Pateta nos desnhos animados da Disney, morreu no Rio de Janeiro na madrugada desta segunda-feira (9). Avelar tinha 93 anos e deixa uma filha. Ele estava internado desde sexta-feira (6) no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. De acordo com informações do Retiro dos Artistas, onde Telmo morou nos últimos anos de sua vida, a morte foi causada por uma falência múltipla dos órgãos.

    Nascido em Curitiba e registrado como Telmo Perle Münch, o ator trabalhou como dublador, diretor de dublagem e tradutor em diversas animações da Disney no Brasil, dando voz ao Pateta e ao Ludovico Von Pato durante as décadas de 1970 e 1980.

    Ele também foi o diretor de dublagem de séries como Família Dinossauro e Planeta dos Macacos. Em Família Dinossauro, foi o responsável por batizar o personagem Dino da Silva Sauro, originalmente chamado de Earl Sinclair na versão original da série. Telmo foi também o narrador do desenho animado Superamigos e dublou o Sr. Olivaras, personagem de John Hurt em Harry Potter e a Pedra Filosofal.

    Diante das câmeras, Telmo teve uma carreira em telenovelas da Rede Globo com atuações em Irmãos Coragem (1970), Nina (1977) e Pai Herói (1979).

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top