Minha conta
    Jediísmo: Conheça essa crença na Força jedi e saiba por que autoridades britânicas negaram seu status de religião

    “Eu estou com a Força e a Força está comigo”. Aleluia!

    Primeiro de tudo, vamos entender o que é Jediísmo. Segundo o Templo da Ordem Jedi, é "uma religião baseada na observação da Força, um poder metafísico e onipresente que um Jedi (seguidor do Jediísmo) acredita ser a natureza subjacente e fundamental do universo. Jediísmo encontra suas raízes em filosofias similares às apresentadas na épica ópera espacial Star Wars. [...] uma inspiração e modo de vida para muitos. Um verdadeiro Jedi não adora George Lucas ou Star Wars ou qualquer coisa do tipo". 

    A partir dessa crença na mitologia e ensinamentos dos cavaleiros Jedi do cinema, o templo entrou com um pedido para se tornar uma instituição de caridade, o que, em parte, ofereceria funções similares a de uma igreja. Além de ter negado a solicitação, a Comissão da Caridade, órgão governamental britânico que registra e fiscaliza essas organizações, determinou que o Jediísmo não é uma religião porque "não possuía os elementos espirituais e não seculares" necessários. A comissão ainda apontou que, para se tornar uma religião, seria preciso comprovar impactos positivos realizados na sociedade em geral.

    Toda essa história pode parecer uma grande ficção, mas é verdade. De acordo com dados do Censo de 2011 do Reino Unido, um total de 177 mil pessoas se assumiram jediístas ao serem questionadas sobre suas crenças religiosas. Segundo a BBC britânica, isso faria do Jediísmo a sétima religião mais popular da região na época. Seria esse o começo da Ordem Jedi apresentada nos filmes?

    O Jediísmo veio à tona no Reino Unido em 2001, quando uma pergunta sobre religiosidade foi adicionada ao Censo local. Uma campanha clamou para que as pessoas, principalmente os ateus, respondessem ironicamente "crentes na Força". Na época, um total de 390 mil pessoas entraram na brincadeira. Apesar da chacota, muitos decidiram levar a sério a ideia de seguir os ensinamentos dos cavaleiros Jedi de Star Wars. Hoje em dia, o Jediísmo possui oito crenças principais, três princípios, um código, uma doutrina, 16 ensinamentos e 21 máximas. Se você quer saber mais, clique aqui!

    O que vocês têm dizer sobre o assunto? Já conheciam o Jediísmo? Digam nos comentários e que a Força esteja com vocês!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top