Minha conta
    Star Trek: George Takei reprova homenagem feita a ele com orientação sexual de Sulu

    O ator, ativista das causas LGBT, gostaria que outro personagem fosse criado com uma história, e que Sulu fosse mantido heterossexual.

    Getty Images/Arquivos da CBS/

    Star Trek: Sem Fronteiras vai revelar que Sulu é gay, e tem uma filha, Demora, junto ao parceiro. A decisão de mostrar a orientação sexual do personagem veio de Simon Pegg, roteirista, e do diretor Justin Lin, como uma forma de homenagear e prestar tributo a George Takei - intérprete de Sulu na primeira série Jornada nas Estrelas e atualmente grande ativista da causa LGBT. Mas Takei não ficou muito contente com a homenagem. Ele nunca quis que Sulu fosse gay.

    Em uma conversa com o The Hollywood Reporter, o ator explicou: "Estou maravilhado por haver um personagem gay. Infelizmente, é uma distorção da criação de Gene [Roddenberry], a que ele dedicou tanto pensamento. Acho que é triste."

    Em 1968, Takei havia conversado com Gene Roddenberry sobre o tema. Então com 31 anos e já famoso pelo papel, ele achava que era importante que Star Trek explorasse o tópico da igualidade LGBT. Antes, a série já havia tocado em questões como o relacionamento interracial e a Guerra do Vietnã, e por isso poderia entrar também neste assunto.

    "Ele era um grande apoiador da causa LGBT", defende Takei. "Mas ele disse que tinha ido ao extremo e estava caminhando na corda bamba — se ele forçasse mais a barra, a série seria retirada do ar", contou ao justificar nunca ter havido um protagonista gay anteriormente.

    Takei explica que ele ficou da revelação de Star Trek: Sem Fronteiras no ano passado, quando John Cho, atual intérprete do personagem, ligou para revelar a grande notícia, achando que George ficaria contente exatamente devido àquela conversa de 1968. O veterano tentou convencê-lo a fazer um novo personagem que fosse gay. "Eu falei para ele, 'Seja imaginativo e crie um novo personagem que tem uma história de ser gay, ao invés de Sulu, que foi hétero esse tempo todo, de repente estar no armário."

    Atualmente aos 79 anos, George Takei revelou sua sexualidade somente em 2005. O ator conta que sofreu muitas experiências negativas em Hollywood antes de se assumir, e considera que um personagem do Século XXIII jamais passaria por situações semelhantes.

    "Eu falei, 'Esse filme vai sair no aniversário de 50 anos de Star Trek, o 50º aniversário para pagar tributo a Gene Roddenberry, o homem cuja visão nos conduziu através de meio século. Honrem-no e criem um novo personagem. Eu insisti", conta ao descrever a conversa que teve com Justin Lin.

    O ator conta que ficou com a impressão de que a sua vontade teria sido ouvida quando recebeu um email de Simon Pegg elogiando o seu trabalho na causa LGBT e na franquia Star Trek. Até que, há cerca de um mês, ele recebeu uma nova mensagem avisando que a informação sobre Hikaru Sulu seria revelada à imprensa em breve.

    "Eu realmente tentei trabalhar com essas pessoas quando por fim a questão da igualidade gay seria colocada em pauta. Eu pensei que após as conversas com Justin [Lin] isso iria acontecer. Meses depois, quando eu recebi um email de Simon Pegg, fiquei confuso. Ele acha que eu sou um cara ótimo? Maravilha. Mas qual era o sentido da carta? Achei que minha voz estava sendo ouvida."

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top