Minha conta
    Christopher Nolan é #TeamJamesCameron e também se declara contra o projeto de lançamentos simultâneos no cinema e na internet

    "Guerra Civil" na indústria.

    Tim P. Whitby / Stringer

    Batman ou Superman? Capitão América ou Homem de Ferro? Não, a briga que está dividindo Hollywood no momento é Defensores do Screening Room contra Inimigos do Screening Room. "E o que é Screening Room?", você pode perguntar. É uma empresa criada por Sean Parker (cocriador do Napster interpretado por Justin Timberlake em A Rede Social) que pretende disponibilizar lançamentos cinematográficos na internet no mesmo dia da estreia. Após o pagamento de US$ 150 dólares pelo acesso ao sistema, ao custo de US$ 50 dólares o consumidor terá 48 horas para ver os filmes mais recentes onde quiser.

    Segundo os apoiadores, a tecnologia (completamente antipirataria) irá aumentar os lucros dos negócios, alcançando espectadores que geralmente não vão aos cinemas, e acabará com as brigas por janelas de exibição que ano passado motivaram o boicote ao filme Beasts of No Nation, por exemplo.

    Christopher Nolan declarou-se contra a iniciativa seguindo os passos de Jon Landau e James Cameron, que se pronunciaram ontem, via Variety.

    "Jim e eu permanecemos comprometidos com a santidade da experiência cinematográfica. Para nós, tanto do ponto de vista criativo, quanto do financeiro, é essencial que os filmes sejam oferecidos exclusivamente nos cinemas em primeira mão. Não compreendemos por que a indústria deseja incentivar o abandono da melhor forma de apreciação da arte que nos esforçamos tanto para criar", desabafou Landau.

    Steven Spielberg, Martin Scorsese, Brian Grazer, Ron Howard, J.J. Abrams e Peter Jackson apoiam o Screening Room e inclusive investiram dinheiro na ideia. Estúdios de Hollywood ainda estão estudando a proposta e a Associação de Donos de Cinemas dos EUA já começou a se movimentar contra a startup.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • Serviço pretende oferecer exibição de filme em casa nos EUA no mesmo dia da estreia nos cinemas
    • James Cameron se posiciona contra o lançamento de filmes simultaneamente nos cinemas e via internet
    • J.J. Abrams pede que os fãs não vejam Star Wars - O Despertar da Força e seus outros filmes pelo celular
    Comentários
    Back to Top