Meu AdoroCinema
Três brasileiros completam júri de festival português de roteiro
Por Renato Hermsdorff — 29/06/2015 às 17:45
facebook Tweet G+Google

Kátia Lund, Rodrigo Teixeira e Aly Muritiba são confirmados na banca de seleção da segunda edição do Festival Internacional do Guião Cinematográfico de Língua Portuguesa. Evento premia com curso em Londres - e inscrições terminam nesta terça.

"O maior problema do cinema brasileiro é a falta de roteiristas". Quantas vezes você já ouviu - ou mesmo disse - essa frase?

Pois em 2014 nasceu o GUIÕES – Festival Internacional do Guião Cinematográfico de Língua Portuguesa, com o objetivo de resolver três questões fundamentais: 1. Os baixos índices de criação e de produção cinematográfica em Língua Portuguesa; 2. A dificuldade que talentosos guionistas de Língua Portuguesa encontram para conseguir chegar aos realizadores; 3. As queixas que os realizadores fazem da dificuldade em arranjar guiões com potencial.

Não sabe o que um guião? Guião é roteiro, ora pois. O festival assim é chamado porque trata-se de um evento criado por portugueses - mas voltado para textos de língua portuguesa, ou seja, Brasil incluído. Tanto que, dos 280 inscritos na primeira edição, 80% vieram do Brasil ( 17% de Portugal; 2% de Angola; e o restante de Espanha, Reino Unido e França).

"No ano passado não tínhamos nenhum elemento brasileiro no júri. Mas recebemos 80% das candidaturas do Brasil, pelo que faz sentido que cada vez mais produtores ou profissionais brasileiros estejam envolvidos", destaca o diretor do GUIÕES, Luis Campos.

Asssim, a presença do Brasil será forte também no comitê avaliador. Pois, dos nove representantes do júri oficial, quatro são brasileiros. Os últimos confirmado foram a cineasta Kátia Lund (codiretora de Cidade de Deus); o produtor Rodrigo Teixeira (Frances Ha); e o cineasta e diretor do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, Aly Muritiba. Eles se juntam ao roteirista Lusa Silvestre (Estômago), fechando o júri.

Prêmios + Fernando Pessoa
Ao todo, de dez finalistas, três roteiros são premiados, sendo que o grande vencedor leva, entre outras recompensas, um curso (Screenwriting Foundation) na London Film Academy (de duas semanas, no valor de 1.215 Euros) - passagem e hospedagem por conta do selecionado - , a tradução do texto para o inglês (1.000 Euros), curso online de Escrita Criativa (200 Euros), além de um prêmio em dinheiro cujo valor ainda não foi divulgado.

Quem quiser se inscrever (o concurso vale para textos a partir de 50 páginas), tem que correr, já que o prazo termina nesta terça-feira, 30 de junho (regulamento aqui) - e há taxa de inscrição. O resultado será conhecido no próximo dia 21 de novembro, quando os dez roteiros finalistas serão apresentados em pitchings de cinco minutos em Lisboa, além de "debates com profissionais da indústria, masterclasses com nomes fortes da criação cinematográfica de Língua Portuguesa, pitchings diversos de outros projetos",  enumera o diretor.

Luis ainda destaca outra novidade para este ano: "será apresentado um especial do 80º aniversário da morte de Fernando Pessoa com apresentação das ideias para filme que este escreveu na sua altura (o investigador mais próximo deste assunto estará presente para apresentar as ideias de roteiro que Pessoa deixou)".

2014
Os dois primeiros colocados da edição 2014 do GUIÕES são brasileiros. De acordo com Campos, "O Homem Descalço" (roteiro vencedor, de Camila Agustini) e “Por Toda a Vida, Carolina” (Leandro Franz, vice) estão em produtoras, submetidos a editais de apoio à produção ("o do Leandro está inclusive na produtora de um dos júris portugueses do ano passado").

"O do Filipe Melo [“Os Vampiros”, que ficou em terceiro lugar], que é um autor de Portugal, ainda não está em desenvolvimento, apesar dos princípios de interesse de várias produtoras de Portugal. Dos restantes dez finalistas, sei que um projeto (brasileiro) ["Elon Rabin Não Acredita na Morte", de Diego Hoefel e Ricardo Alves Jr] vai para rodagem agora e que pelo menos dois ou três estão a ser analisados por produtoras interessadas, quer em Portugal, quer no Brasil", completa Luis.


facebook Tweet G+Google
Links relacionados
Pela web
Comentários
Mostrar comentários
Siga o AdoroCinema
Trailers
Vingadores: Guerra Infinita Trailer (3) Legendado
Praça Paris Trailer (2)
Somente o Mar Sabe Trailer Legendado
Pagliacci Trailer
A Cidade do Futuro Trailer
Deadpool 2 Trailer (3) Final Legendado
Todos os últimos trailers
Notícias de cinema Festivais e premiações
Festival de Veneza 2018: David Cronenberg receberá prêmio pelo conjunto da obra
NOTÍCIAS - Festivais e premiações
quinta-feira, 19 de abril de 2018
Festival de Cannes 2018: The House that Jack Built, novo filme de Lars von Trier, ganha primeiro teaser
NOTÍCIAS - Festivais e premiações
quinta-feira, 19 de abril de 2018
Festival de Cannes 2018: The House that Jack Built, novo filme de Lars von Trier, ganha primeiro teaser
Festival de Cannes 2018: Nova leva de selecionados tem The Man Who Killed Don Quixote, Fahrenheit 451 e Lars von Trier
NOTÍCIAS - Festivais e premiações
quinta-feira, 19 de abril de 2018
Festival de Cannes 2018: Nova leva de selecionados tem The Man Who Killed Don Quixote, Fahrenheit 451 e Lars von Trier
Últimas notícias de cinema Festivais e premiações
Melhores filmes em cartaz
Nada a Perder - Contra Tudo. Por Todos
Nada a Perder - Contra Tudo. Por Todos
4,7
Diretor: Alexandre Avancini
Elenco: Petrônio Gontijo, Dalton Vigh, Beth Goulart
Trailer
Pantera Negra
Pantera Negra
4,6
Diretor: Ryan Coogler
Elenco: Chadwick Boseman, Michael B. Jordan, Lupita Nyong'o
Trailer
Com Amor, Simon
Com Amor, Simon
4,5
Diretor: Greg Berlanti
Elenco: Nick Robinson, Jennifer Garner, Josh Duhamel
Trailer
Jogador Nº1
4,4
Diretor: Steven Spielberg
Elenco: Tye Sheridan, Olivia Cooke, Ben Mendelsohn
Trailer
Um Lugar Silencioso
3,9
Diretor: John Krasinski
Elenco: John Krasinski, Emily Blunt, Millicent Simmonds
Trailer
Círculo de Fogo: A Revolta
3,7
Diretor: Steven S. DeKnight
Elenco: John Boyega, Scott Eastwood, Cailee Spaeny
Trailer
Todos os melhores filmes em cartaz
Back to Top