Minha conta
    Diretor de O Procurado defende pirataria de filmes online na Rússia

    Numa terra com cinemas insuficientes, ele pregou que quem baixa filmes não teria outra maneira de vê-los.

    Timur Bekmambetov saiu em defesa dos piratas russos. Segundo informações do THR, o diretor de O Procurado e Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros declarou no St. Petersburg International Economic Forum ser contra as severas leis antipirataria que ganham força no país desde 2013: "Não acredito que os piratas roubem tanto dinheiro assim da indústria cinematográfica. Quem vê filmes de maneira ilegal na internet geralmente não iria ao cinema de qualquer forma... É apenas mais uma maneira de ver."

    O principal problema, de acordo com o diretor, é a falta de salas no território nacional. "Cinquenta milhões de pessoas veem um trailer na televisão, mas não tem nenhum cinema perto de casa que eles possam ir. Por isso acho que o problema está sendo tratado de maneira equivocada." Continuando, ele classificou o combate aos piratas como impróprio, imoral, nocivo e malvado.

    Andrey Zvyagintsev, diretor de Leviatã (vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e indicado ao Oscar este ano), tem pensamento semelhante. Na época do lançamento ele sugeriu que moradores de áreas sem salas de cinema baixassem o longa. Como alguns diálogos foram censurados pelo governo russo, ele também ressaltou que mesmo os que já tinham ido ao cinema poderiam baixar e conferir o que os personagens realmente queriam dizer.

    Atualmente a Rússia tem cerca de 1100 salas em operação, praticamente todas nas grandes cidades, deixando quase metade da população sem cinema na vizinhança.

    Bekmambetov no momento está dirigindo o novo Ben-Hur, uma produção hollywoodiana estrelada por Jack Huston.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top