Numa península do Mar de Barents, no Ártico, um pai de família (Aleksey Serebryakov) luta contra os desmandos de um prefeito corrupto. Para enfrentar o político que tenta desalojá-lo, ele recorre a um colega de Moscou.
Título original
Leviathan
Distribuidor IMOVISION
Ver detalhes técnicos
Ano de produção2014
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 4 curiosidades
Orçamento-
IdiomasRusso
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Assista ao filme
Online
Looke
Veja todos os filmes online
Críticas AdoroCinema
4,5
Ótimo
Leviatã
O lobo e a baleia
por Lucas Salgado
"O homem é o lobo do homem." A frase popularizada por Thomas Hobbes no século XVII cabe com precisão para resumir Leviatã, produção russa premiada com o Melhor Roteiro no Festival de Cannes de 2014. Não por acaso, Leviatã também é o título de um livro de Hobbes. Por mais que o filme faça referência a passagem da Bíblia que trata do monstro marinho, a leitura de Hobbes também encontra abrigo no longa.Leviatã não é um filme sobre monstros que estão no mar, mas sobre monstros que andam pela terra. Sim, são os homens. Por sinal, é bem simbólica a presença de uma impressionante ossada de baleia abandonada no meio da praia, como demonstração de que aquilo que vem do mar não consegue sobreviver diante dos males que estão na terra.Em uma cidadezinha na região do Mar de Barents, no litoral da Rússia, um pai de família briga na justiça para não ter as terras apropriadas pelo corrupto prefeito. Par...
Segui-los
4215 seguidores
Ler as 667 críticas deles
2,0
Enviada em 22 de maio de 2019
O filme usa e abusa de elementos simbólicos para projetar Leviatã, seja no livro de Thomas Hobbes, ou do livro de Jó. Apesar da temática, o filme é bem arrastado, poderia ser mais compacto e dar mais dinamicidade a trama. Não teria paciência para assisti-lo novamente.
Eduardo D
Segui-los
17 seguidores
Ler as 62 críticas deles
3,5
Enviada em 27 de março de 2016
O filme paisagístico seco, frio e pouco acolhedor é um autorretrato da narrativa de corrupção, traição que abrangem uma família já distante de sua relação afetiva. Presente em alguns momentos, a estrutura óssea nos remete à idéia da força e perseverança que se perdeu em meio a uma terra hostil.
Contado num ritmo lento, o espectador sempre está no aguardo da reviravolta na história mas que não ocorre. Tornando - se assim um ...
Leia Mais
Marcio S.
Segui-los
57 seguidores
Ler as 126 críticas deles
5,0
Enviada em 10 de fevereiro de 2015
“Poderias tu pescar o Leviatã com linha e anzol? Ou atar-lhe a língua com uma corda?” Essa passagem do livro de Jó é citada no filme e consegue transmitir a fundo o filme Leviatã. Assim como este é tido como um grande monstro marinho no Antigo Testamento no Livro de Jó, neste filme ele pode ser um monstro e até há referências físicas a ele, mas metaforicamente ele consegue mostrar seus tentáculos e se impor perante todos. Aqui o ...
Leia Mais
Hugo A.
Segui-los
22 seguidores
Ler as 5 críticas deles
4,0
Enviada em 29 de março de 2015
Bela crítica à Rússia moderna: roteiro, direção e atuações impecáveis, mas um certo pessimismo político -- ainda que necessário, em certa medida à composição geral da trama -- acaba por limitar o seu potencial dramático.
FESTIVAL DE CANNES 2014GanhouMelhor Roteiro - Andrey Zvyaginstev e Oleg NeginIndicadoPalma de Ouro - Andrey Zvyaginstev
Indicação oficial
Apresentação oficial da Rússia para a categoria Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2015.
Inspirado em uma história real
A ideia de Leviatã foi inspirado na história de Marvin Heemeyer, do Colorado, Cidade de Granby. Andrey Zvyaginsev ouviu falar sobre em 2008 e demorou seis anos, depois de numerosas modificações, para chegar a um filme em 2014.
O filme usa e abusa de elementos simbólicos para projetar Leviatã, seja no livro de Thomas Hobbes, ou do livro de Jó. Apesar da temática, o filme é bem arrastado, poderia ser mais compacto e dar mais dinamicidade a trama. Não teria paciência para assisti-lo novamente.
JuniorOnline
Eu confundi esse filme com outro dos anos 80 onde é encontrada uma embarcação soviética no fundo do mar, com uma carga misteriosa...
Lucas S.
Leviatã já tinha me chamado atenção pela fotografia no início do ano, agora ganhando prêmios fico cada vez mais tentado a assistir o filme.
Mostrar comentários
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade