Minha conta
    Exclusivo: Lázaro Ramos e Alinne Moraes contribuíram para o roteiro de O Vendedor de Passados

    Atores e diretor contam no vídeo oficial como trabalharam a adaptação do texto do angolano José Eduardo Agualusa

    “Esse vendedor de passados seria mais tecnológico que o vendedor do livro”, definiu o diretor do filme O Vendedor de PassadosLula Buarque de Hollanda (Casseta & Planeta - A Taça do Mundo é Nossa), em conversa com o escritor angolano José Eduardo Agualusa, autor do livro homônimo no qual a obra cinematográfica se baseia.

    É o que conta o cineasta, no vídeo oficial, que o AdoroCinema traz com exclusividade:

    “A ideia de fazer o filme surgiu a partir da leitura do livro [...] É a história de um personagem que, a partir de uma sociedade que foi destruída pela guerra civil, começa a construir passados para a burguesia ascendente. A partir daí, eu tive a ideia de pegar esse personagem e trazer para o Brasil. Então, eu me reuni com o Agualusa e propus para ele isso, quero dizer, tirar a ideia desse arquétipo de personagem e contextualizar ela no Brasil”, revela o diretor.

    No filme, Lázaro Ramos é Vicente, o dono da inusitada profissão do título. A história se complica com o surgimento de Clara (Alinne Moraes), uma cliente que, ao encomendar um passado para si própria, só faz uma exigência: que ela tenha cometido um crime.

    Para o desenvolvimento do texto – assinado por Isabel Muniz –, o diretor fez questão da ajuda dos dois atores centrais. “Ele quer que todo mundo plante um pouquinho do seu [mundo] ali no roteiro, então, nesse sentido foi novo, porque a gente ficava o tempo todo se alimentando de nós mesmos”, conta Lázaro. Alinne vai além na interpretação: “Como a nossa cabeça pode ser louca, doentia... e, como na loucura e na doença, a gente pode se achar também”.

    Filmado em 2013, O Vendedor de Passados finalmente ganhou data de estreia: 21 de maio. Antes, o filme será exibido em caráter competitivo no Cine PE, que começa no dia 2 do mesmo mês.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top