Minha conta
    Brigitte Bardot é homenageada em mostra de cinema francês em Búzios

    A consagrada atriz, ícone da beleza nos anos 1960, ajudou a popularizar a cidade praiana.

    Musa do cinema francês nos anos 1950 e 1960, Brigitte Bardot tem uma ligação bastante íntima com a cidade de Búzios, localizada no litoral do Rio de Janeiro. Afinal de contas, a atriz foi uma de suas mais ilustres visitantes quando o local ainda era pouco conhecido, atraindo holofotes para o balneário. Ainda hoje é possível ver o impacto de sua visita ao passear pela cidade, seja pela estátua da atriz na Orla Bardot, o Museu Brigitte Bardot ou o nome dado ao próprio cinema da cidade. Diante disto, nada mais lógico que, em sua primeira edição, a Mostra Búzios-France preste homenagem ao seu ícone maior.

    O evento oferece aos habitantes da cidade a chance de conferir, gratuitamente, filmes recentes (Intocáveis, O Pequeno Nicolau) e ainda inéditos da sétima arte francesa (Paixões Unidas, Salaud, on t'Aime). De quebra, presta também uma homenagem à musa de Búzios com a exibição de quatro de seus filmes: E Deus Criou a Mulher, O Desprezo, Quer Dançar Comigo? e Garota Levada.

    "A ideia de fazer este festival surgiu em setembro do ano passado", disse a organizadora Cintia Sod, em entrevista exclusiva ao AdoroCinema. "Festivais deste tipo costumam ser muito fechados na comunidade francesa e queria algo feito para os brasileiros, tirar este estigma do filme francês intelectual e inacessível. Além disto, através do cinema você pode propôr outros temas diferentes, como fotografia e dança."

    Por mais que esta seja apenas a primeira edição do evento, Cíntia pensa grande e, para tanto, segue como modelo o maior de todos os festivais: Cannes. "Para dar um exemplo, preferi dar logo o melhor. Levei o prefeito André Granado ao Festival de Cannes deste ano, para que ele pudesse entender o quanto um evento deste tipo poderia agregar à cidade. Só não contava que teria dois problemas: Copa do Mundo e eleições."

    Diante das dificuldades em obter patrocínio e a necessidade de aguardar o término das eleições para que a prefeitura pudesse embarcar oficialmente no projeto, a Mostra Búzios-France foi alocada dias antes a outros dois eventos tradicionais da cidade, o Show Búzios e o Búzios Cine Festival. A intenção é que este calendário permaneça desta forma para os próximos anos, assim como ter a cada ano um homenageado diferente. "Todo mundo fala de Brigitte Bardot, dia e noite, mas ninguém viu os filmes da mulher! Búzios é Brigitte Bardot, foi uma escolha óbvia! Tínhamos para este ano a confirmação da vinda do Costa-Gavras, mas de última hora não pôde vir. O Claude Lelouch também foi convidado, mas ele está ocupado com os preparativos para seu próximo filme, que será rodado em janeiro. Mas não tem problema, este é o primeiro. A partir do ano que vem teremos um prêmio e acho importante termos uma homenagem a uma pessoa, termos alguém como referência."

    A Mostra Búzios-France teve início no dia 22 de novembro e vai até esta terça, dia 25. A programação completa pode ser conferida no site oficial do evento.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top