Minha conta
    Hayao Miyazaki confirma aposentadoria e que o Estúdio Ghibli não fará mais filmes

    Consagrado diretor de A Viagem de Chihiro e O Castelo Animado recebeu um Oscar honorário nesta semana.

    Péssima notícia para os fãs da animação japonesa! De passagem por Los Angeles para receber um Oscar honorário, o diretor japonês Hayao Miyazaki confirmou que está se aposentando. Pior ainda: o Estúdio Ghibli, produtor habitual de seus longa-metragens, está mesmo fechando as portas.

    "A partir de agora não faremos mais um novo filme. Acredito que não faremos mais filmes animados para serem vistos no cinema, mas essa não era minha intenção. Tudo que fiz foi anunciar que estava me aposentando e que não iria mais dirigir", disse o diretor em entrevista ao jornal Los Angeles Times.

    Sem seu principal expoente, havia a esperança que o Ghibli conseguisse se manter com produções menores e mais espaçadas, mas nem mesmo isto foi possível. O principal motivo do encerramento das atividades é o encarecimento da produção de animações usando a técnica tradicional. "Se os criadores tiverem a intenção de fazer animações manuais, com certeza surgirão oportunidades neste sentido. Acredito que a era dos filmes feitos com lápis e papel está chegando ao fim", comentou o diretor, atualmente com 73 anos.

    A trajetória de Hayao Miyazaki e o Estúdio Ghibli pode ser conferida no documentário Estúdio Ghibli, Reino de Sonhos e Loucura, exibido no Festival do Rio 2014. Até o momento não há previsão sobre se o longa-metragem será exibido nos cinemas ou na TV brasileira. Miyazaki ganhou o Oscar de melhor filme de animação por A Viagem de Chihiro, que lhe rendeu também o Urso de Ouro no Festival de Berlim.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top