Minha conta
    Exclusivo: “É como o Batman”, diz diretor de filme sobre Joãosinho Trinta (vídeo)

    No Festival do Rio, Paulo Machline, que já concorreu ao Oscar, revela os bastidores do filme Trinta, que será lançado em novembro, e também um dos últimos desejos do carnavalesco: ter feito a cerimônia de abertura da Copa do Mundo no Brasil.

    “Esse é Paulo Machline. Ele concorreu ao Oscar com o 'filme do Pelé' e não ganhou. Comigo ele vai ganhar”. Assim o carnavalesco Joãosinho Trinta, vaidoso, apresentava o cineasta onde quer que fosse.

    Em 2002, o diretor do curta-metragem Uma História de Futebol – que lhe rendeu a tal indicação ao prêmio em Hollywood – teve a ideia de fazer um longa de ficção sobre a vida do maranhense João Clemente Jorge Trinta. Eles se encontraram em diversas ocasiões e, do material de pesquisa, nasceu o “documentário acidental” A Raça Síntese de Joãosinho Trinta (2009). É o que conta Machline em entrevista exclusiva ao AdoroCinema.

    Trinta, protagonizado por Matheus Nachtergaele, vai da chegada do bailarino (sim, ele era bailarino) ao Rio de Janeiro nos anos 1960 até a consagração na escola de samba do Salgueiro em 1974 (com o enredo "O Rei de França na Ilha da Assombração"). Em uma aposta ousada, o filme, assim, deixa de fora, por exemplo, o Carnaval de 1989 na Beija-Flor, do enredo "Ratos e Urubus, Largem Minha Fantasia" (com o Cristo Redentor coberto), o desfile mais famoso do artista. Ousada, porém coerente.

    “Eu faço a brincadeira do Batman. Depois de virar Batman, todo mundo sabe que ele combate o crime em Gotham City. O meu objetivo era contar o que as pessoas não conheciam (do Joãosinho Trinta). A história do homem antes do mito”, justifica Machline.

    Joãosinho faleceu em dezembro de 2011. “O grande sonho do João, não realizado, infelizmente, era a tal da ópera popular misturada com escola de samba. E ele achava que uma Copa do Mundo, uma Olimpíada, seria o palco perfeito para ele mostrar tudo isso”, revela o diretor.

    Trinta tem previsão de estreia em 13 de novembro.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top