Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Festival do Rio 2014: Guillermo Arriaga apresenta o filme coletivo Falando com Deuses
    Por Bruno Carmelo — 04/10/2014 às 12:45
    facebook Tweet

    O projeto aborda as principais religiões do mundo, como o cristianismo, islamismo e judaísmo.

    Rogerio Resende/ R2Foto

    Logo após participar do filme coletivo Rio, Eu Te Amo, o cineasta mexicano Guillermo Arriaga retorna ao formato com Falando com Deuses, presente no Festival do Rio 2014. O filme reúne nove curtas-metragens de diretores do mundo inteiro, retratando grandes religiões como cristianismo, judaísmo, islamismo, budismo etc.

    Origem do projeto

    Além de diretor, Arriaga foi também o idealizador do projeto, convidando os diretores e estabelecendo contatos com produtores. Segundo ele, a ideia foi realizar quatro projetos coletivos sobre grandes tabus - a religião sendo o primeiro deles. O cineasta, que nunca fugiu de temas polêmicos em seus filmes e roteiros, deu liberdade total aos diretores para criarem as histórias dentro de cada tema. Eles não precisariam necessariamente ser religiosos ou pertencer à religião que iriam abordar, apenas manter uma relação próxima à crença escolhida.

    Os convidados foram o brasileiro Hector Babenco (umbanda), Álex de la Iglesia (catolicismo), Bahman Ghobadi (islamismo), Amos Gitai (judaísmo), Emir Kusturica (cristianismo ortodoxo), Mira Nair (hinduísmo), Hideo Nakata (budismo), Warwick Thornton (religião aborígene australiana) e o próprio Arriaga (ateísmo).

    Episódio "God Room", de Mira Nair

    Ateísmo

    O chocante episódio dirigido por Arriaga imagina a morte de Deus. Um ateu recebe uma mensagem divina, dizendo que o criador estaria cansado, e se mataria em breve. O resultado seria o sangue divino caindo sobre a Terra. A profecia se concretiza com imagens impressionantes da chuva de sangue, que acabam construindo um dos curtas mais fortes do conjunto.

    Arriaga explicou que é ateu, e decidiu criar esta história por convicções pessoais. Ele já conhecia bem os atores com que trabalhou nesta história (como Demian Bichir), e realmente jogou litros e litros de água vermelha em riachos, ruas e florestas para criar a sua potente metáfora sobre a relação dos indivíduos com deuses. Apesar desta boa experiência, Arriaga afirma que não pretende participar dos próximos três filmes (sobre sexo, política e drogas), permitindo que outros diretores tenham a oportunidade.

    Episódio "Our Life", dirigido por Emir Kusturica

    Curta-metragem brasileiro

    Já o filme do brasileiro Hector Babenco aborda a descoberta espiritual de um morador de rua, após roubar um pato e entrar por engano em um terreiro. De acordo com Arriaga, o diretor brasileiro convidado inicialmente para Falando com Deuses foi José Padilha (Tropa de Elite), mas como ele estava ocupado com outros filmes, Arriaga convidou Babenco para dirigir a história. O cineasta de Carandiru já estava escalado para o projeto seguinte, com o tema do sexo, mas fez a troca com o amigo Padilha, que agora integra o segundo filme coletivo organizado por Arriaga.

    Skype

    Com tantos diretores do mundo inteiro, a solução para manter a coerência do projeto era conversar sempre com eles pela Internet. Arriaga afirma que a maioria de suas reuniões diárias com os cineastas era feita por Skype, através do qual trocavam ideias sobre o roteiro e apresentavam possibilidades de atores para os filmes. O cineasta acredita que esta ferramenta é fundamental neste tipo de projeto, e pode ajudar futuras cooperações entre filmes de diferentes países.

    Arriaga ainda ressaltou o grande empenho de cada diretor, cada um atarefado com outros longas. Mesmo assim, eles dedicaram grande tempo à elaboração dos filmes, usando recursos impressionantes para contar cada história. Assim, Warwick Thorton realmente teve que viajar ao deserto australiano para retratar o parto de uma mulher aborígene, e Emir Kusturica precisou usar helicópteros para as cenas aéreas de sua história.

    Rogerio Resende/ R2Foto

    Falando com Deuses ainda não tem previsão de estreia no Brasil. Confira a nossa crítica.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Trailers
    Assista ao teaser dublado
    Assista ao trailer legendado
    Bad Boys para Sempre Trailer (2) Legendado
    Judy Teaser Legendado
    Os Órfãos Trailer Legendado
    Aves de Rapina Trailer Legendado
    Todos os últimos trailers
    Notícias de cinema Entrevistas
    Star Trek: 5 coisas que você precisa saber para ver Picard
    NOTÍCIAS - Produção
    sábado, 25 de janeiro de 2020
    Jumanji: "Sou um mestre da comédia", brinca Dwayne Johnson depois de improvisar à la Danny DeVito (Entrevista Exclusiva)
    NOTÍCIAS - Entrevistas
    sábado, 11 de janeiro de 2020
    Jumanji: "Sou um mestre da comédia", brinca Dwayne Johnson depois de improvisar à la Danny DeVito (Entrevista Exclusiva)
    O Farol: "Eu não sabia que Robert Pattinson queria me socar", brinca diretor sobre tensão no set (Exclusivo)
    NOTÍCIAS - Entrevistas
    sábado, 28 de dezembro de 2019
    O Farol: "Eu não sabia que Robert Pattinson queria me socar", brinca diretor sobre tensão no set (Exclusivo)
    Últimas notícias de cinema Entrevistas
    Filmes da semana
    de 23/01/2020
    Um Espião Animal
    Um Espião Animal
    Diretor: Nick Bruno, Troy Quane
    Trailer
    1917
    1917
    Diretor: Sam Mendes
    Elenco: George MacKay, Dean-Charles Chapman, Mark Strong
    Trailer
    O Melhor Verão das Nossas Vidas
    O Melhor Verão das Nossas Vidas
    Diretor: Adolpho Knauth
    Elenco: Giulia Nassa, Bia Torres, Laura Castro
    Trailer
    A Divisão
    A Divisão
    Diretor: Vicente Amorim
    Elenco: Erom Cordeiro, Silvio Guindane, Natalia Lage
    Trailer
    Um Lindo Dia na Vizinhança
    Um Lindo Dia na Vizinhança
    Diretor: Marielle Heller
    Elenco: Tom Hanks, Matthew Rhys, Chris Cooper
    Trailer
    Adoniran - Meu Nome é João Rubinato
    Adoniran - Meu Nome é João Rubinato
    Diretor: Pedro Serrano
    Elenco: Adoniran Barbosa, Carlinhos Vergueiro, Eduardo Gudin
    Lançamentos da semana
    Back to Top