Minha conta
    Festival de Nova York quebra tabu histórico e anuncia polêmico documentário sobre Edward Snowden

    Pela primeira vez, o NY Film Festival anuncia um filme após fechada sua mostra principal. Citizen Four é também selecionado para o Festival de Londres.

    The New York Film Festival chega à sua 52ª edição realizando um feito inédito em sua larga história: pela primeira vez, um filme é adicionado à sua seleção principal após o anúncio deste. E, para a quebra de um tabu histórico, o longa-metragem não poderia ser menos do que muito interessante, obrigatório: Citizenfour.

    A obra em questão é simplesmente o documentário sobre a cobertura jornalística de Laura Poitras ao caso Edward Snowden, o analista de sistemas vinculado à CIA e à NSA que tornou públicos detalhes de vários programas que constituem o sistema de vigilância global do governo norte-americano. O "cidadão quatro" foi acusado por diversos crimes, devido à quebra de sigilo de arquivos confidenciais do Governo dos Estados Unidos, e hoje se encontra em asilo político na Rússia.

    A existência do documentário permaneceu em sigilo até essa quarta-feira, quano ocorreu o anúncio de sua Apresentação Especial. A documentarista responsável é ninguém menos que uma vencedora de Pulitzer: Poitras é jornalista do The Guardian, e venceu o prêmio pela cobertura jornalística da matéria envolvendo Snowden, CIA e NSA. Muito competente também como realizadora cinematográfica, ela recebeu diversos prêmios por sua trilogia pós-11 de setembro, composta pelos docs My Country, My Country (indicado ao Oscar) e The Oath (vencedor de Sundance).

    Assim, tema e cineasta já são suficientemente atraentes para se esperar ansiosamente por Citizenfour. Porém, nada se iguala à declaração de Kent Jones no anúncio do filme no line-up do festival.

    "Assistir a Citizenfour pela primeira vez foi uma experiência que eu nunca vou esquecer", começou o diretor do New York Film Festival, que seguiu num crescente de empolgação: "O filme opera em muitos níveis ao mesmo tempo: um estudo de personagem, uma história de suspense da vida real, uma experiência original. Quando as luzes se acenderam, todos na sala estavam alternadamente atordoados, animados e profundamente perturbados", disse Jones, completando que o documentário é "corajoso, mas também uma poderosa obra de um mestre contador de histórias". Tem como não se empolgar com tais palavras???

    O Festival de Cinema de Nova York acontece entre os dias 26 de setembro e 12 de outubro, com a première de Citizenfour marcada para o dia 10 de outubro. Na semana seguinte, nos dias 17 e 18 de outubro, o filme será exibido no Festival de Cinema de Londres.

    Que o filme sobre Edwar Snowden também desembarque no Brasil em breve.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top