Minha conta
    Hoje é aniversário de John Travolta! Relembre a marcante trajetória do astro

    “Tony Manero” chega aos 60 anos.

    por Taiani Mendes

    18 de fevereiro de 1954. Nascia em Nova Jersey, Estados Unidos, aquele que iria abalar as pistas de dança sábado à noite.

    John Travolta começou a estudar canto, dança e teatro ainda na infância. Aos dezesseis anos participou do primeiro musical profissional e logo foi para Nova York investir de vez na carreira artística. Com dezoito anos já participava de uma montagem de Grease na Broadway. (Já se vê que o sucesso do ator no filme, lançado em 1978, não foi por acaso.)

    Travolta deixou de lado o teatro e seguiu para o cinema, Hollywood. Pequenas participações na televisão, um filme de terror bem trashThe Devil’s Rain (1975) – e, enfim, o primeiro grande filme: Carrie, A Estranha (1976). Foi coadjuvante, mas já tinha certa fama por conta da série Welcome Back, Kotter (1975-1979), em que vivia o mulherengo ítalo-americano Vinnie Barbarino.

    Os Embalos de Sábado à Noite

    Levava meninas à loucura ainda no set de Os Embalos de Sábado à Noite (1977) e com o lançamento do filme foi promovido à estrela. Recebeu sua primeira indicação ao Oscar e disseminou no mundo um novo jeito de dançar e se vestir. Virou ícone. Em um feito raro, emendou outro sucesso estrondoso: Grease - Nos Tempos da Brilhantina (1978).

    Grease - Nos Tempos da Brilhantina

    Os Embalos de Sábado Continuam

    Após um vexame – A Cada Momento (1978) – e mais uma colaboração com Brian De PalmaUm Tiro na Noite (1981) –, tentou retomar seus grandes sucessos. Voltou a ser Tony Manero em Os Embalos de Sábado Continuam (1983) e reencontrou Olivia Newton-John em Embalos a Dois (1983). Não funcionou...

    Pulp Fiction - Tempo de Violência

    Ressurgiu em 1989 diferente, apostando na comédia familiar. Veio a fase Olha Quem Está Falando (1989), Olha Quem Está Falando Também (1990) e Olha Quem Está Falando Agora (1993). Foi reabilitado por Quentin Tarantino. Vincent Vega, cena de dança, Pulp Fiction - Tempo de Violência (1994). Travolta foi indicado ao Oscar pela segunda vez.

    Acertou com O Nome do Jogo (1995) e A Outra Face (1997), investiu em diversos gêneros e fracassou completamente na ficção científica – A Reconquista (2000). Se dedicou principalmente à ação nos anos 2000 e retornou aos musicais em Hairspray - Em Busca da Fama (2007), no qual assumiu o risco de interpretar uma mulher.

    Temporada de Caça

    Seu mais recente filme, Temporada de Caça (2013), foi lançado diretamente em home video no Brasil. Entre seus próximos trabalhos está The Forger (2014) e Gotti: In the Shadow of my Father (2015), ambos sobre crime em família, e Gummy Bear the Movie (2014), em que o ator será a voz original do ursinho – ele tem experiência, já que cedeu suas cordas vocais a Bolt, de Bolt - Supercão (2008). Será que a carreira de Travolta voltará aos eixos no futuro próximo? Torcemos para que sim!

    Parabéns John!

    Qual seu filme preferido do ator?

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top