Minha conta
    Quentin Tarantino processa o culpado pelo vazamento do roteiro de The Hateful Eight

    O diretor e roteirista está pedindo mais de um milhão de dólares na justiça contra o grupo Gawker Media.

    por Bruno Carmelo

    Quando o roteiro do faroeste The Hateful Eight foi ilegalmente distribuído em Hollywood, o diretor e roteirista Quentin Tarantino ficou furioso. Ele não hesitou a apontar possíveis culpados e fazer várias ameaças, além de declarar que não iria mais dirigir o filme, preferindo lançá-lo em livro. Agora Tarantino passou para a próxima etapa: ele está processando o grupo Gawker Media, pedindo "muito mais de um milhão de dólares" por danos e perdas. O cineasta afirma que o site Gawker, cujo lema é "a fofoca de hoje é a notícia de amanhã", roubou o roteiro e espalhou diversos links para seus leitores fazerem o download ilegal do texto.

    Esta é a acusação apresentada pelo advogado de Tarantino à justiça: "A Gawker Media construiu o seu negócio com o jornalismo predatório, violando os direitos das pessoas para faturar dinheiro. Dessa vez, eles foram longe demais. Ao invés de simplesmente publicar uma notícia informando que o roteiro do Pleiteante pode estar circulando em Hollywood sem a sua permissão, Gawker Media cruzou a linha do jornalismo ao se promover como a primeira fonte a ler o roteiro inteiro, ilegalmente. A notícia dizia 'Aqui está o roteiro vazado de Quentin Tarantino, The Hateful Eight', 'aqui", não em outro lugar, o 'aqui' sendo o próprio site do Gawker. Não havia nada digno de uma notícia, ou característico do jornalismo na violação pública dos direitos do Pleiteante ao roteiro, e esta conduta não pode proteger Gawker Media da responsabilidade de sua atividade ilegal".

    O grupo Gawker já se envolveu em diversas outras polêmicas, incluindo a publicação da sex tape de Hulk Hogan e da quantia de US$10 mil oferecida a qualquer leitor que providenciasse as fotos de Lena Dunham na revista Vogue sem o uso de Photoshop. Quanto ao caso The Hateful Eight, ainda resta descobrir quem passou o roteiro ao grupo Gawker, mas com certeza os advogados de Tarantino estão trabalhando ativamente nesta busca. Não será uma surpresa se novos processos forem anunciados em breve.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top