Minha conta
    Começa hoje a 6ª edição do Festival Assim Vivemos

    Evento vai exibir quase 30 filmes, entre eles o recente As Sessões, com Helen Hunt e John Hawkes, em sessões gratuitas. Confira os detalhes e programe-se!

    por Roberto Cunha

    Vinte e oito filmes de 17 países, entrada franca em todas as sessões e, claro, acesso garantido para pessoas com deficiência visual (com audiodescrição em todas as sessões e catálogos em Braille), auditiva (com legendas Closed Caption nos filmes e interpretação em LIBRAS nos debates) e cadeirantes. Esse é um rápido panorama do 6ª edição do Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência, que começa nesta quarta-feira, 21, no Centro Cultural do Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, e depois parte para São Paulo, no mês de outubro.

    O evento bienal comemora 10 anos de vida com sua programação de filmes nacionais e estrangeiros, a maioria documentários, superando barreiras e derrubando preconceitos, sempre com a ótica da inclusão. “A seleção dos filmes visa a mostrar como as pessoas com deficiência se inserem nas suas sociedades, e como são abordadas as questões cruciais em cada país retratado. Nesta edição, temos histórias encantadoras, relatos surpreendentes e exemplos inspiradores”, diz Lara Pozzobon, curadora do evento. Assim, temas complexos como o autismo, a surdez e os conflitos da sinalização e a oralização, entre outros igualmente relevantes, serão exibidos ao longo do evento, que comemora o número recorde de filmes nacionais inscritos. “Para nós, é uma grande satisfação poder anunciar que, este ano, temos uma grande safra de filmes nacionais”, diz Gustavo Acioli, também curador.

    Para quem curte participar de debates, estão previstos, pelo menos, quatro. Um deles acontecerá após a exibição do filme As Sessões (trailer abaixo), que trata da vida afetiva e sexual de Mark O´Brien. Os outros temas serão “Autismo e seus desafios”, “Surdez e comunicação” e “Institucionalização das pessoas com deficiência”.

    Veja a programação completa no site oficial. Para saber mais sobre outros eventos, visite a Agenda AdoroCinema.

    As Sessões

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top