Minha conta
    Bernardo Bertolucci vai presidir o júri do Festival de Veneza

    Diretor de Último Tango em Paris e Os Sonhadores assume a função pela segunda vez na sua carreira.

    por Lua Amora

    O diretor italiano Bernardo Bertolucci foi escolhido para presidir o júri internacional da 70ª edição do Festival de Veneza, que ocorre entre os dias 28 de agosto a 7 de setembro. Aos 73 anos, ele será responsável pelo painel de competição, que concede o Leão de Ouro e outros prêmios oficiais.

    Bertolucci assume a função pela segunda vez, 30 anos após liderar o júri que agraciou Jean-Luc Godard com o prêmio máximo da competição por Carmen de Godard. "Em 1983, o Festival de Veneza estava comemorando sua 40ª edição. Naquele momento, eu queria que os filmes me proporcionassem surpresa e satisfação. Eu não mudei muito desde então", afirmou o cineasta.

    Neste ano, as regras do festival passaram por algumas modificações. Os filmes participantes só poderão vencer em uma categoria, com exceção (em casos especiais) dos prêmios Coppa Volpi e Marcello Mastroianni para atrizes e atores de produções ganhadoras do Leão de Prata, do Grande Prêmio do Júri, do Prêmio Especial do Júri e do Prêmio de Melhor Roteiro.

    A carreira do cultuado diretor, que recebeu a Palma de Ouro honorária no Festival de Cannes 2011, é marcada por longas como Último Tango em Paris (1972) e O Último Imperador (1987), produção que conquistou nove estatuetas do Oscar. Eu e Você, seu trabalho mais recente, tem estreia brasileira prevista para 23 de agosto deste ano.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top