Minha conta
    Cine PE: Documentário traz a realidade de Recife às telonas

    Rio Doce/CDU apresenta as peculiaridades do trajeto de ônibus de mesmo nome, que percorre Recife e Olinda.

    por Francisco Russo

    A quinta noite do Cine PE 2013 reservou ao público local a oportunidade de se ver nas telonas. Afinal de contas, a atração principal do cardápio do dia era o documentário Rio Doce/CDU, de Adelina Pontual (foto, ao centro), que acompanha o percurso da linha de ônibus de mesmo nome. Ao longo de quase duas horas de viagem, o trajeto passa por bairros pobres de Recife e Olinda até chegar ao campus universitário.

    De certa forma, o documentário lembra o trabalho do diretor Eduardo Coutinho no sentido de encontrar personagens pitorescos, que soltam tiradas espirituosas ao longo do filme. Apesar de trazer bons momentos - o Bar Piscina, um bar que realmente conta com uma piscina dentro dele, é um dos melhores -, o filme peca pelo excesso. Nascido curta-metragem e depois transformado em um programa televisivo de 52 minutos, Rio Doce/CDU não demonstra fôlego suficiente para suportar um longa de 1h12. Como resultado, muitas cenas contemplativas e uma nítida sensação de cansaço já na metade da projeção.

    Apesar dos problemas, nada disto incomodou boa parte do público presente no Cine Teatro Guararapes. Rio Doce/CDU teve um dos maiores públicos do Cine PE 2013, composto principalmente por pessoas que queriam ver a sua realidade nas telas. Várias foram as declarações que provocaram risadas do público, especialmente aquelas que traziam particularidades do próprio Recife.

    Após a exibição de dois documentários, o Cine PE retornará às ficções em seu sexto dia. Hoje à noite será exibido Bonitinha, mas Ordinária, nova versão da clássica peça teatral escrita por Nelson Rodrigues, que conta com João Miguel, Letícia Colin e Leandra Leal como protagonistas. O Adoro Cinema, é claro, estará lá!

    LEIA MAIS:

    Cine PE: Mazzaropi resgata a história do maior sucesso do cinema brasileiro

    Cine PE: Vendo ou Alugo conquista o público em noite de homenagem a Marieta Severo

    Cine PE: Você tem orgulho de ser brasileiro?

    Cine PE: José Wilker apresenta a comédia Giovanni Improtta

    Começa o Cine PE - Festival do Audiovisual

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top