Minha conta
    Diário de Cannes: Nicole Kidman, John Cusack e Zac Efron apresentam The Paperboy

    Trio de astros está no novo filme do diretor de "Preciosa", que compete pela Palma de Ouro.

    por Francisco Russo, direto de Cannes

    Os últimos dias têm sido pródigos em relação aos astros presentes na Croisette. Após Brad Pitt, Kristen Stewart e Kirsten Dunst, hoje foi a vez de Nicole Kidman, John Cusack, Matthew McConaughey e Zac Efron passarem pelo tapete vermelho do festival. Tudo para prestigiar The Paperboy, exibido hoje pela manhã para a imprensa mundial.

    Macy Gray, Nicole Kidman, Matthew McConaughey, Lee Daniels, John Cusack e Zac Efron

    Dirigido por Lee Daniels, indicado ao Oscar por Preciosa - Uma História de Esperança, o longa-metragem é um suspense com tons eróticos. A história gira em torno de um jornalista (McConaughey) que retorna à sua cidade-natal para investigar a condenação à pena de morte de um presidiário (Cusack), acusado de ter matado um xerife local. Para tanto conta com a ajuda do irmão (Efron) e de uma mulher (Kidman) que se corresponde com o prisioneiro através de cartas bem picantes.

    Narrado pela cantora Macy Gray, que se arrisca como atriz, The Paperboy explora o preconceito racial típico do sul dos Estados Unidos e também os corpos de seus principais integrantes. Zac Efron, por exemplo, segue a linha Taylor Lautner na saga Crepúsculo e, sempre que pode, aparece sem camisa. Já Nicole Kidman abusa dos vestidos curtos e justíssimos para compôr sua personagem. Tudo para despertar a libido e criar um clima onde, em várias cenas, ambos são desejados. A fotografia de Roberto Schaefer amplia esta sensação, ao usar a luminosidade da Flórida para ressaltar as formas dos atores.

    Nicole Kidman em cena sensual de "The Paperboy"

    Apesar de bem intencionado, The Paperboy decepciona por não conseguir ser bem sucedido nem como suspense nem pelo lado do erotismo. Com exceção de uma cena, onde os personagens de Kidman e Cusack fazem sexo à distância - com um certo toque de Instinto Selvagem, como se pode perceber pela imagem acima -, tudo se resume a closes e gemidos que soam artificiais. Da mesma forma, a busca pela verdade sobre o personagem de Cusack em nenhum momento consegue prender a atenção, sendo por vezes ofuscada por questões envolvendo racismo.

    Na coletiva realizada logo após a sessão, o diretor Lee Daniels revelou que a personagem de Macy Gray tem muito de sua história pessoal. "Cerca de 90% da minha família é como os personagens de Histórias Cruzadas. Os Estados Unidos são assim, quase todos os negros trabalham para os brancos e os amam." Já John Cusack comentou sobre como foi interpretar um dos raros personagens violentos de sua carreira: "Eu me senti como se tivessem me tirado de uma jaula."

    Zac Efron posa para as fotos no tapete vermelho do Festival de Cannes

    Com distribuição assegurada da Imagem Filmes, The Paperboy ainda não tem agendada sua data de lançamento no Brasil. Entretanto, como apenas estreará nos Estados Unidos no final do ano, visando possíveis indicações ao Oscar, é possível que apenas entre no circuito nacional em 2013. Logo abaixo você pode conferir um clipe do filme.

    The Paperboy

    Leia mais:

    Diário de Cannes - A cobertura do AdoroCinema no festival

    Guia do Festival de Cannes

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top