Minha conta
    Para ver hoje no streaming: Uma longa de ação emocionante, com belas imagens e frases icônicas em um clássico absoluto de aventura
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    O filme da Disney ficou gravado na mente de gerações de fãs de cinema. O clássico combina belos desenhos, músicas cativantes, sequências de luta impressionantes e frases inesquecíveis.

    A década de 1990 foi gloriosa para os estúdios de animação da Disney: eles celebraram imenso sucesso com filmes como A Bela e a Fera, Aladdin e O Rei Leão. E embora os desenhos animados da Disney do final dos anos 90 fossem vistos como pequenas desilusões devido a expectativas econômicas exageradas, o jogo virou.

    Os filmes dessa fase também se tornaram clássicos que ficaram firmemente gravados na memória (e não só) de quem cresceu com eles. Um desses sucessos inesquecíveis está disponível no catálogo do Disney+ e chama-se Mulan.

    Ela quer trazer honra

    China Medieval: Mulan luta para se encaixar no papel que a sociedade destinou para ela. Um pouco de falta de jeito e o sortudo Gri-Li fazem que Mulan seja envergonhada na frente da casamenteira. Embora a garota durona não desejasse se casar, ela fica envergonhada porque teme decepcionar os pais.

    5 filmes da Disney que quase tiveram finais trágicos: Mulan passou perto de destino deprimente e injusto

    Quando o pai de Mulan recebe um aviso de guerra, ela decide fazer o impensável: finge ser homem e se alista no lugar dele. Os ancestrais de Mulan veem uma catástrofe vindo em sua direção e enviam-lhe ajuda sobrenatural. No entanto, não foi planejado que o pequeno e caótico dragão Mushu assumisse esta missão.

    Isso dá início a uma história baseada no folclore chinês e inclui muitas referências substantivas, acústicas e visuais à cultura local. Mas desenrola-se de forma tão universal quanto multifacetada: Mulan pode ser entendido como uma história cotidiana de amadurecimento com um elevado potencial de identificação, pois trata-se de uma criança que cresce e quer ter a certeza de que os seus pais estão orgulhosos.

    Da mesma forma, Mulan, como uma aventura sobre uma mulher que prova ser igual aos homens, é uma história feminista bem escrita. E através do elemento cross-dressing, uma Mulan questionando sua identidade e o instrutor Li Shang, que sente um fascínio crescente pela Mulan ainda disfarçada, há uma variedade de interpretações queer do subtexto do filme.

    Walt Disney Pictures

    Apesar desta riqueza de temas (potenciais), este clássico da Disney nunca parece sobrecarregado ou limitado. Graças a uma dramaturgia compacta e a um fluxo narrativo cativante, Mulan brilha ao mesmo tempo como uma aventura inteligente sobre o heroísmo e o processo que também atinge o silêncio em tons nos momentos certos para crescer além de si mesmo.

    Desonra pra tua vaca

    O fato da história funcionar tão bem também se deve à maneira como os diretores Barry Cook e Tony Bancroft lidam com o elemento musical: no início do filme, a narrativa é apoiada por composições lúdicas, pela balada introspectiva “Reflection” e a melodia cativante e estimulante do treinamento de força “I'll Make a Man Out of You”.

    Assim que Mulan e companhia revelam o quão perigosos seus inimigos realmente são, o elemento musical fica em segundo plano. Em vez das canções de Matthew Wilder e David Zippel, a música enérgica e dramática do compositor Jerry Goldsmith (Gremlins) abre caminho - mesmo que o momento de maior arrepio ocorra na primeira metade, quando Mulan se torna uma mulher à noite.

    Já imaginou as princesas da Disney em Hogwarts? Brasileira imagina quais são as casas de Hogwarts de Bella, Mulan e outras personagens icônicas

    As sequências de ação são consequentemente mais espetaculares e sofisticadas do que o normal no cânone animado da Disney. Acima de tudo, a batalha histórica contra os hunos, que se torna uma fuga de uma avalanche gigantesca, é uma grande experiência de ação em filmes de animação.

    No entanto, neste clássico da Disney desenhado com estilo, são provavelmente as frases mais memoráveis - especialmente as de Mushu. Independentemente de ser musicado no original de Eddie Murphy ou na dublagem brasileira.

    Walt Disney Pictures

    Quando o dragão é atrevido e sempre usa listas exageradas, tentativas de encorajamento e advertências, os ditos são acesos com muito mais segurança do que seu próprio sopro de fogo. E já houve um insulto melhor (para a família) do que “Desonra! Desonra pra toda sua família! Desonra pra tu! Desonra pra tua vaca!”?

    *Tradução de site parceiro do AdoroCinema

    Mulan
    Mulan
    Data de lançamento 1 de julho de 1998 | 1h 28min
    Criador(es): Tony Bancroft, Barry Cook
    Com James Hong, James Hong, George Takei, June Foray
    Usuários
    4,6
    Assista agora em Disney +

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top