Minha conta
    Tranquilizantes, remédios fortíssimos e envenenamento: Este filme tem 85 anos e sua produção foi um pesadelo para os atores
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Mergulhe na história desse clássico, que continua a cativar o público décadas depois de seu lançamento, apesar do fato de que o processo de produção foi um pesadelo físico e psicológico para vários de seus atores.

    Em 1939, o cinema estava em uma fase de transição, explorando vários gêneros e estilos, mas o reino do cinema fantástico ainda era amplamente inexplorado. Embora tenha havido algumas incursões anteriores, como o icônico Metrópolis, de Fritz Lang, e os filmes de monstros da Universal, como Drácula, Frankenstein e A Múmia, o gênero ainda não havia atingido todo o seu potencial. Naquela época, a tela grande era dominada principalmente por dramas, comédias, romances e filmes de ação, deixando um grande espaço para a criatividade no reino do fantástico.

    E essa pequena porta de inovação foi aberta por O Mágico de Oz. O filme é centrado em Dorothy (Judy Garland), uma jovem do Kansas, e seu cachorro Totó, que são transportados para a terra de Oz, onde se juntam ao Espantalho (Ray Bolger), ao Leão Covarde (Bert Lahr) e ao Homem de Lata (Jack Haley), enquanto embarcam em uma missão para encontrar o Mágico de Oz (Frank Morgan).

    Apesar de ser um dos maiores filmes da história do cinema, não foi uma tarefa fácil fazer O Mágico de Oz. Mesmo para os padrões atuais, esse clássico de 1939 continua sendo um feito cinematográfico impressionante. Todos nós adoramos sua história bem elaborada e seu divertido elenco de personagens, e até mesmo seus efeitos especiais ainda são encantadores, mas a produção geral desse filme foi um verdadeiro pesadelo.

    Como quase não havia grandes filmes de fantasia sendo feitos em 1939, os cineastas por trás de O Mágico de Oz (Victor Fleming, King Vidor e George Cukor) tiveram que descobrir muitas de suas abordagens de efeitos especiais durante a produção. De acordo com Aljean Harmet, autor de The Making of The Wizard of Oz: "Naquela época, não havia sindicatos. As estrelas e os atores em papéis coadjuvantes eram servos contratados dos estúdios".

    MGM

    Um estresse extremo durante a produção

    Isso significava que os atores e as pessoas que trabalhavam nos bastidores tinham menos condições de se posicionar quando se tratava de dizer não a determinadas práticas. Em comparação com os dias de hoje, os sets de filmagem eram uma provação. O salário era ridículo, as práticas de efeitos especiais eram perigosas e tudo o que era necessário para terminar um filme envolvia muito sofrimento.

    Para começar, Judy Garland, que tinha apenas 16 anos de idade durante a produção, entrou em depressão e estresse com o exigente cronograma de filmagem. Isso significava tomar medicamentos com um efeito mais forte do que o café, mas também tranquilizantes e pílulas para mantê-la ativa o tempo todo.

    Garland teria um histórico de problemas relacionados a drogas, portanto, essas primeiras experiências com o uso de drogas devido à natureza da produção desse filme são realmente lamentáveis.

    MGM

    A produção dos efeitos especiais para esse filme foi outro aspecto complexo e acabou prejudicando muitos dos atores no processo. Buddy Ebsen, o ator original escalado para interpretar o Homem de Lata, foi levado ao hospital nove dias após as filmagens depois de ingerir e se envenenar acidentalmente com o pó de alumínio usado para dar a ele sua aparência metálica.

    De acordo com o South Florida Sun-Sentinel (via Vanity Fair), ele estava "gritando com cãibras violentas nas mãos, braços e pernas. Quando teve dificuldade para respirar, sua esposa chamou uma ambulância e o levou às pressas para o hospital, onde ele permaneceu por duas semanas, recuperando-se do alumínio puro que havia ingerido em seus pulmões".

    MGM

    Há ainda o ator do Espantalho, Ray Bolger, que ficou com cicatrizes de serapilheira no rosto depois de remover a máscara protética de borracha que usava no set. Margaret Hamilton, que interpretou a Bruxa Má do Oeste, também foi afetada por sua maquiagem. Ela afirma que a maquiagem se infiltrou em sua pele e permaneceu lá por meses, dando-lhe uma aparência estranha que ela acabou tendo por algum tempo após o término do filme, além de ter sofrido uma queimadura em uma tomada do filme.

    O Mágico de Oz, de 1939, está disponível no serviço de streaming Max.

    O Mágico de Oz
    O Mágico de Oz
    Data de lançamento 18 de setembro de 1939 | 1h 41min
    Criador(es): Victor Fleming, King Vidor, George Cukor
    Com Judy Garland, Frank Morgan, Jack Haley
    Usuários
    4,4
    Assista agora em Max

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top