Minha conta
    Muitos o consideram o melhor filme da história, mas no Oscar ele foi vaiado toda vez que seu título era dito
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    A queda e ascensão de um dos filmes mais aclamados de todos os tempos.

    Em quase 100 edições do Oscar, tornou-se um lugar comum acompanhar grandes filmes deixados de lado ao longo do calmo. Neste ponto da história, é unânime a forma como Cidadão Kane é considerado uma das melhores produções da história - e a relação do projeto com a Academia é um tanto turbulenta.

    Dirigido por Orson Welles, que tinha apenas 25 anos na época, o filme que hoje é visto como um dos maiores clássicos da indústria cinematográfica não teve uma jornada fácil quando lançado. Cidadão Kane teve uma forte oposição de William Randolph Hearst, empresário em quem o cineasta se inspirou para criar o protagonista. Ele não apenas ficou indignado com o uso de sua história como base, como fez de tudo para impedir o lançamento do filme.

    Mercury Studios

    No entanto, a RKO Pictures e Welles não se deixaram impressionar pelas pressões do empresário e o filme chegou às telonas. Ainda assim, Randolph pressionou para que tivesse disponibilidade limitada. Isso o levou inicialmente a ter um desempenho modesto nas bilheterias - o próprio Welles admitiu que a sala estava vazia em sua primeira exibição em Chicago - o que, junto com o fracasso de The Magnificent Ambersons, levou primeiro à saída de George Schaefer, presidente do estúdio naquela época, e logo depois do próprio Welles em 1942.

    Apesar da problemática ao redor do longa, Cidadão Kane foi indicado em 9 categorias do Oscar levando para casa a estatueta de Melhor Roteiro Original. Apesar do prestígio posterior, a cada vez que o título era lindo em alguma das nomeações, as vaias eram constantes.

    Mank: O que você precisa saber sobre Cidadão Kane antes de assistir ao novo filme da Netflix

    Parece claro que a influência de Hearst, que antes havia proibido qualquer menção a Cidadão Kane em todos os meios de comunicação que controlava, desempenhou um papel fundamental para que o filme fosse recebido com vaias na gala realizada no Biltmore Hotel, em Los Angeles, em 6 de fevereiro de 1942, mas podem existir outros fatores também.

    Por exemplo, a Variety revelou informações que podem ser adicionadas ao ocorrido. Os figurantes podiam votar naquela época em diversas categorias e a imagem que tinham de Welles não era exatamente boa, chegando a dizer na matéria que “o cara era um babaca”. Certamente Hearst viu isso como um triunfo, por mais que o filme de Welles tenha ganhado um Oscar, mas a verdade é que quem ri por último, ri melhor.

    Conheça os 10 filmes mais belos do século XX

    Depois de sair do circuito norte-americano, Cidadão Kane ainda demorou para chegar nos cinemas europeus em decorrência da Segunda Guerra Mundial. Na Espanha, por exemplo, estreou apenas em 1966. Em seu país natal, quando passou a passar na TV em meados da década de 1950, o longa teve início ao seu percurso de prestígio. Na mesma época, a aclamação internacional também cresceu quando cerca de 100 historiadores definiram o projeto como um dos 10 melhores filmes na Exposição Universal e Internacional de Bruxelas.

    Cidadão Kane
    Cidadão Kane
    Data de lançamento 16 de junho de 1941 | 1h 59min
    Criador(es): Orson Welles
    Com Orson Welles, Joseph Cotten, Dorothy Comingore
    Usuários
    4,4
    Assista agora em Max

    Nos anos posteriores entrou foi escolhido como o melhor filme da história na pesquisa guiada pela Sight & Sound. O filme foi destronado em 2012 por Um Corpo Que Cai, aclamado longa de Alfred Hitchcock, e na edição de 2022 ficou em terceiro lugar.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top