Minha conta
    Os 8 melhores filmes para entrar em um subgênero fascinante da ficção científica: O cyberpunk
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Distopias, sociedades hipertecnológicas, film noir e inteligência artificial.

    Devido ao sucesso de Duna: Parte 2 e às notícias de lançamentos próximos, como O Problema dos 3 Corpos e Fallout, muito tem se falado sobre a ficção científica no cinema e na televisão. Dentro do gênero, há diferentes vertentes e você pode ficar curioso quando a palavra cyberpunk aparece.

    Nossa tarefa hoje não é desvendar o universo desse movimento ou analisar todas as ramificações e influências de todo um subgênero da ficção científica, mas queremos propor uma lista de referências cinematográficas fundamentais.

    Também não é uma tarefa fácil encontrar o significado do termo, já que nem todas as obras cyberpunks são iguais, nem existem regras específicas para considerar e definir exatamente o que é. Mas é possível resgatar referências literárias, como Philip K. Dick, William Gibson, Bruce Sterling e Norman Spinrad, e alguns padrões de fantasia distópica, com sociedades hipertecnológicas, elementos de film noir e uma forte presença de Inteligência Artificial.

    A seguir, vamos revisar oito filmes essenciais para apresentar este emocionante subgênero.

    Blade Runner, o Caçador de Andróides (1982)

    D.R.

    A odisseia do replicante dirigida por Ridley Scott é uma obra-prima da ficção científica sobre o que nos torna humanos ou artificiais, e se existe alguma diferença entre os dois para começar. Harrison Ford é um detetive neo-noir, um Blade Runner, encarregado de caçar humanos artificiais. O filme, baseado em um romance de Philip K. Dick, define o que quase invariavelmente se tornou a estética cyberpunk no cinema: uma paisagem urbana escura e sem sol com prédios inteiros ocupados por publicidade animada.

    Em 2017, foi lançado Blade Runner 2049, uma sequência dirigida por Denis Villeneuve, que continua o renascimento do gênero nos dias de hoje.

    Disponível na Max.

    Videodrome - A Síndrome do Vídeo (1983)

    D.R.

    Lançado em 1983, antes que a moda do cyberpunk decolasse, o filme de David Cronenberg funciona como uma espécie de exercício pré-cyberpunk. Em vez da internet e das inteligências artificiais, a vida das pessoas gira em torno da televisão.

    No filme, o dono de uma pequena emissora de TV a cabo capta imagens de pessoas torturadas e mortas. Logo, ele descobre que a transmissão se chama Videodrome e é muito mais que um show mórbido. Trata-se de um experimento que usa a televisão para alterar permanentemente as percepções das pessoas, causando sérios danos no cérebro.

    Pode ser alugado no Prime Video, YouTube, Google Play e Apple TV+.

    Akira (1988)

    Eurozoom

    Um dos melhores animes de todos os tempos foi baseado em um mangá popular que retratava uma das sociedades mais desenvolvidas sob as diretrizes do cyberpunk. Um mundo com gangues de motoqueiros em um centro urbano selvagem, sujo e superpovoado.

    O anime retrata uma grande explosão fez com que Tóquio fosse destruída em 1988. Em seu lugar foi construída a Neo Tóquio, que, em 2019, sofre com atentados terroristas por toda a cidade. Um cenário de ultraviolência, com grupos terroristas antigovernamentais justapostos a elementos de ficção científica, incluindo robôs, artilharia pesada, experimentos humanos com poderes psíquicos e horror corporal grotesco.

    As tentativas de adaptá-lo para o cinema não foram bem-sucedidas, com projetos nas mãos de Taika Waititi e Jordan Peele, mas até o momento não se sabe se algum dia sairá do papel.

    Pode ser alugado na Apple TV+.

    O Vingador do Futuro (1990)

    Kinowelt GmbH

    Antes da palavra cyberpunk ser inventada, muitos autores de ficção científica foram precursores do movimento. Philip K. Dick é o mais conhecido e, além do já mencionado Blade Runner, outras de suas adaptações também focam na essência do subgênero, como Minority Report - A Nova Lei (2002) e O Homem Duplo (2006).

    Não se pode perder a odisseia de ficção científica O Vingador do Futuro, do diretor Paul Verhoeven, que também tem outra grande contribuição para o subgênero em Robocop - O Policial do Futuro (1987). Sangue, balas, motoristas de táxi robóticos, falsas memórias implantadas e viagens a uma Marte distópica com repressão e guerrilha tornam esse filme imperdível.

    Disponível no Prime Video e no Telecine.

    Estranhos Prazeres (1995)

    Lightstorm Entertainment

    Estranhos Prazeres foi feito no mesmo ano que outro filme com elementos de cyberpunk, Hackers - Piratas de Computador (1995), e, assim como esse, foi bem nas bilheterias. O tempo transformou em um filme cult a história do ex-policial Lenny Nero (Ralph Fiennes), que é traficante de drogas e viciado na droga SQUID, que permite aos usuários viver as experiências de outras pessoas nos mínimos detalhes.

    Por meio de temas noir tradicionais com um filtro sutil de fantasia e ficção científica, ele oferece uma visão niilista de um futuro não muito distante do nosso.

    Disponível no canal Looke.

    Ghost in the Shell - O Fantasma do Futuro (1995)

    Kodansha/Shirow Masamune/Bandai Visual/Manga Entertainment

    Além de sua tradição de ficção científica noir, fortemente influenciada por Blade Runner, Ghost in the Shell acrescentou temas de combate ao crime cibernético e ao terrorismo em uma cidade futurista, explorando a sensação de ser um humano em um corpo cibernético aprimorado.

    A tecnologia nos torna melhores ou mais vulneráveis? Seu estilo de animação desenhado à mão combinado com técnicas de CGI alcançou um método revolucionário. No mesmo ano em que a sequência de Blade Runner foi lançada, um remake americano em live-action de Ghost in the Shell, estrelado por Scarlett Johansson, foi lançado, mas não teve um bom desempenho nas bilheterias.

    Pode ser alugado no YouTube, Google Play e Apple TV.

    Matrix (1999)

    Warner Bros.

    Uma espécie de colagem de outros marcos do cyberpunk, o trabalho das irmãs Wachowki se destacou por seu estilo original e altamente visual, tornando-o o filme cult de ficção científica do final da década de 1990.

    Com a ideia básica do universo de O Exterminador do Futuro (1984) e várias ideias emprestadas de Ghost in the Shell ou do cinema de Hong Kong, de Tsui Hark a John Woo, Matrix revolucionou o cinema de ação, concebendo uma das primeiras trilogias na forma de um blockbuster repleto de ideias literárias de ficção científica, virtual em meio ao desenvolvimento da era digital.

    Disponível na Max.

    Tetsuo - O Homem de Ferro (1989)

    D.R.

    Se há um filme em live-action que serve de base para o restante do gênero no Japão, é esse pesadelo surrealista com ecos do cinema de terror e estética relacionada ao cinema experimental, com ligações com Eraserhead (1977), de David Lynch.

    A variante cyberpunk pela qual ele passa inclui metamorfoses monstruosas e incompreensíveis em um ambiente industrial, envolvendo cenas puramente abstratas e visuais que podem ou não estar relacionadas aos personagens e ao enredo. Os temas recorrentes incluem mutação, tecnologia, desumanização, repressão e desvio sexual.

    Não está disponível em streaming.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top