Minha conta
    Ninguém deu um centavo por esta comédia até Tom Hanks socorrê-la: Agora é um dos filmes mais lucrativos da história
    Stephany Mariano
    Stephany Mariano
    Redatora apaixonada por entretenimento e cultura, tem a música como companhia para todos os momentos. No tempo livre adora maratonar doramas com Park Seo Joon e séries de comédia e suspense.

    Um dos filmes mais populares dos anos 2000 começou como um monólogo que os estúdios não acreditavam ter potencial.

    Quando a roteirista de origem grega Nia Vardalos começou a trabalhar naquela que acabaria se tornando uma das comédias de maior sucesso dos anos 2000, ela nem o fez pensando em um filme. Casamento Grego nasceu como um teatro monólogo de comédia baseado na própria família da atriz e roteirista, um clã grego residente no Canadá, e em como foi sua experiência ao se casar com um homem americano.

    Vardalos apresentou este monólogo em diversos lugares dos Estados Unidos e Canadá, mas também da Europa, tornando-se bastante popular. O boca a boca, principalmente através das igrejas ortodoxas, fez o seu papel e o espetáculo acabou sendo apreciado por pessoas da indústria cinematográfica, o que aproximou seu projeto para as telonas.

    Posteriormente, ela começou a trabalhar no roteiro para um possível filme enquanto se reunia com várias produtoras, mas nenhuma delas confiava totalmente em sua ideia. Felizmente, ela estava convicta do que queria e não cedeu às modificações propostas, como mudança de enredo, substituição dela como protagonista e até mudar a origem da família e torná-la hispânica.

    IFC Films

    Depois de receber muitos nãos, a solução perfeita chegou de forma inesperada. Tom Hanks e sua esposa Rita Wilson foram um dos muitos que foram ver seu show e ficaram fascinados, então o ator junto com sua produtora Playtone, propôs exatamente o que ela procurava. Menos de dois anos depois, o longa já estava em andamento, com Nia Vardalos estrelando e um orçamento apertado de US$ 5 milhões.

    Com direção de Joel Zwick e roteiro da própria Vardalos, as filmagens aconteceram em 2001 e o tão sonhado lançamento veio no ano seguinte. A comédia reuniu nomes como John Corbett, Lainie Kazan e Michael Constantine.

    A família Portokalos

    IFC Films

    A obra de Vardalos nos apresentou à família Portokalos, uma família grega que administra um restaurante em Chicago, em que todos estão preocupados com Toula (Vardalos) porque aos trinta anos ela ainda não se casou e nem tem namorado.

    Um dia, Toula conhece Ian Miller (Corbett), rapaz por quem ela quem rapidamente se sente atraída e ele tem todas as qualidades que ela procura em um parceiro, exceto o fato de não ser descendente de gregos.

    Após vinte anos ficou nítido que se trata de um verdadeiro sucesso de bilheteria, mas na época foi uma surpresa. Principalmente porque não foi imediato. Assim como havia acontecido com o monólogo, a popularidade do filme surgiu do boca a boca e conseguiu permanecer 20 semanas nas bilheterias, das quais 17 ficou no Top 10 dos mais assistidos.

    Nem Bad Boys, nem Máquina Mortífera: Esta é a comédia de ação policial de maior sucesso de todos os tempos

    Por fim, o investimento de 5 milhões de dólares se transformou em uma arrecadação de 368 milhões, isto apenas no início da franquia. Sua primeira sequência demorou mais de uma década para chegar e foi lançada em 2016 com muito menos sucesso, enquanto a terceira parcela, lançada em 2023, foi alvo de críticas muito negativas.

    No entanto, embora nunca mais tenham replicado o sucesso, Casamento Grego continua sendo uma das comédias mais populares dos anos 2000, Vardalos foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original e é hoje considerado um dos filmes mais rentáveis ​​da história de Hollywood.

    Casamento Grego
    Casamento Grego
    Data de lançamento 8 de novembro de 2002 | 1h 35min
    Criador(es): Joel Zwick
    Com Nia Vardalos, John Corbett, Michael Constantine
    Usuários
    3,8
    Adorocinema
    1,5
    Assistir em streaming

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top