Minha conta
    No streaming: Um dos melhores filmes de todos os tempos fracassou em seu lançamento nos cinemas mas tomou de assalto as locadoras de vídeo
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Dirigido por Frank Darabont e favorito do público, Um Sonho de Liberdade foi considerado um fracasso nas salas de cinema em seu tempo.

    Há vários títulos bastante específicos que têm apoio quase unânime do público. Um Sonho de Liberdade é um deles, um dos melhores filmes da história de acordo com o público de todo mundo, que está disponível no repaginado serviço de streaming Max.

    É o filme mais bem avaliado no IMDb com 9,3 - há alguns dias foi brevemente destronado por Duna: Parte 2, mas não demorou muito para recuperar a coroa -, também ocupa o sétimo lugar no Filmaffinity com uma pontuação média de 8,6, enquanto no Letterboxd tem que se contentar com o décimo lugar com 4,55 de 5. Uma unanimidade esmagadora.

    Uma joia de filme que foi um fracasso no início

    Um dos aspectos mais dignos de crédito é que Um Sonho de Liberdade foi, na verdade, um fracasso quando foi lançado nos cinemas, deixando a bilheteria dos EUA com uma receita bruta de 16 milhões de dólares, quando havia custado 25 milhões.

    Com as receitas do resto do mundo o investimento acabou sendo recuperado, mas foi com sua chegada às locadoras que ele se tornou um marco. Desde então, tem sido um filme praticamente incontestável, e a verdade é que não é difícil entender por quê.

    Warner Bros.

    Em primeiro lugar, Um Sonho de Liberdade é uma das melhores adaptações do trabalho de Stephen King, nesse caso, de uma história incluída no livro Quatro Estações. É verdade que essa é uma história atípica para o rei do terror, pois aqui ele opta por uma abordagem puramente dramática para contar como Andy Dufresne acaba injustamente na prisão, seu relacionamento com o resto dos detentos - e com o diretor - e como ele realiza uma fuga a priori impossível.

    Com um grande elenco liderado pelos maravilhosos Tim Robbins e Morgan Freeman, Um Sonho de Liberdade é um filme com um toque clássico em todos os aspectos, desde a fotografia de Roger Deakins até a trilha sonora de Thomas Newman.

    O excelente trabalho de Frank Darabont por trás das câmeras é a cereja do bolo perfeita para uma obra sobre a necessidade de não perder a esperança, mesmo que haja uma parte particularmente dolorosa centrada no personagem de James Whitmore.

    Um Sonho de Liberdade
    Um Sonho de Liberdade
    Data de lançamento 25 de janeiro de 1995 | 2h 22min
    Criador(es): Frank Darabont
    Com Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton
    Usuários
    4,8
    Assista agora em Max

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top