Minha conta
    Garra de Ferro é baseado em uma história real: Conheça a trágica e devastadora “maldição dos Von Erich”
    Maria Santos
    Maria Santos
    Maria Clara decidiu estudar audiovisual para juntar o melhor de todos os mundos. Apaixonada pelo cinema independente e também pelos famosos filmes da sessão da tarde, não dispensa indicações e nem julga um filme pela sinopse.

    Entenda a verdade por trás do nome do filme e a história dos irmãos Von Erich.

    Garra de Ferro é a mais recente cinebiografia estrelada por Zac Efron (Baywatch - S.O.S Malibu), Jeremy Allen White (O Urso) e Harris Dickinson (Triângulo da Tristeza) sobre a história do famoso clã dos ringues: a família Von Erich, que interpretaram respectivamente os irmãos Kevin, Kerry e David Von Erich.

    Os atores que passaram por uma transformação física monstruosa chamaram a atenção do elenco e até mesmo dos familiares da família Von Erich, com a semelhança e dedicação para fazer jus aos membros que irão interpretar.

    Mas, para além dos músculos e da dieta rigorosa, os atores também precisaram se dedicar à carga emocional que a história carrega, que, apesar de ter nas costas um legado, foi marcada por tragédias e perdas ao longo dos anos de sucesso.

    A trágica maldição da família Von Erich

    A carreira de Von Erich se iniciou com o patriarca Fritz Von Erich (Holt McCallany), nome artístico de Jack Adkisson, que começou na luta livre ainda na década de 1950. O lutador saiu do circuito regional do Texas e teve a oportunidade de realizar uma temporada de luta livre no Japão, onde desenvolveu seu golpe mais conhecido: a Garra de Ferro, um movimento que consiste em agarrar a cabeça do outro lutador e apertar.

    Anos depois, Fritz iniciou sua família ao lado de Doris Von Erich (interpretada por Maura Tierney), com quem teve seis filhos: Jack Jr., Kevin, David, Kerry, Mike (Stanley Simons) e Chris. Conhecidos por dominarem o espetáculo da luta livre, os lutadores profissionais ergueram seu império e fama ao longo da década de 1980, seguindo os passos do pai.

    “Deixamos a vaidade de lado”: Zac Efron relembra como se adaptou a sungas “minúsculas de spandex” para cinebiografia de luta livre

    Mas com a fama de pai autoritário, pressionando a carreira de todos a qualquer custo, os irmãos tiveram que lidar com os próprios demônios ao longo dos anos em suas carreiras e também em suas relações fora do ringue, até que iminentes tragédias marcaram a vida de cada um.

    A primeira tragédia que se abateu sobre a família ocorreu em 1959, quando o filho primogênito de Doris e Fritz, Jack Jr., morreu eletrocutado aos seis anos de idade. A morte de Jr. foi apenas o início de uma sequência de tragédias que se seguiria na carreira da família.

    David Von Erich faleceu na década de 1980

    David estava quase pronto para o sucesso, e previa-se que logo ganharia o cinturão do NWA Worlds Heavyweight Championship, título de pesos-pesados da National Wrestling Alliance. No entanto, seus sucessos foram interrompidos durante uma turnê por Tóquio, no Japão.

    Em fevereiro de 1984, David foi encontrado morto em seu quarto de hotel. De acordo com o Texas Monthly, a autópsia confirmou que ele sofria de enterite aguda, uma inflamação nos intestinos. No entanto, a causa oficial da morte foi questionada por pessoas que conheciam David, como os lutadores que o acompanhavam na turnê.

    Enquanto alguns alegaram que David sofria de bulimia e isso o levou à morte, outros atestaram que a morte do lutador foi resultado de uma overdose de drogas.

    Mike precisou seguir os passos do irmão mais velho

    IMDb

    Mike Von Erich iniciou sua carreira no hall da luta livre relativamente cedo. O pai o colocou ao lado de seus irmãos após a morte de David, formando o trio Von Erich. Sem um preparo adequado, Mike viu seu corpo sucumbir quando em 1985 realizou uma cirurgia após uma antiga lesão no ombro se tornar problemática.

    Após a cirurgia, ele desenvolveu síndrome do choque tóxico e entrou em falência de órgãos. Por não manter um bom desempenho na luta livre por consequência de sua saúde, Mike teve depressão, bem como o uso abusivo de álcool e drogas.

    Em 1987, o lutador cometeu suicídio, deixando uma carta à família.

    Chris Von Erich, o irmão mais novo

    Chris foi o caçula da família, e constantemente comparado aos irmãos mais velhos. O lutador precisou lidar com sua saúde crônica, como a asma. Devido ao uso de remédios, não conseguia manter o mesmo desempenho da família.

    De acordo com uma publicação de Texas Monthly, Chris quebrou o cotovelo durante uma luta, e um médico o alertou a parar de lutar devido ao efeito dos remédios e hormônios que usava.

    Em setembro de 1991, Chris foi hospitalizado após supostamente dar um tiro na cabeça enquanto estava fazenda da família, mas morreu logo depois. O mais novo da família deixou uma nota de suicídio e teria lutado com sua posição como o lutador Von Erich de menor sucesso.

    Kerry, o irmão Von Erich de maior sucesso

    WWE

    Kerry Von Erich foi o irmão que seguiu uma carreira sólida e de sucesso, até sofrer um acidente de moto por velocidade excessiva em abril de 1986. Retornando aos ringues, o acidente acabou prejudicando seu desempenho e com um ferimento durante a luta, ele precisou amputar seu pé.

    Apesar de voltar às lutas utilizando uma prótese, Kerry sentia muitas dores, e segundo relatos da família, afetou gravemente em seu estado mental. Por usar muitos remédios para manter sua carreira, Kerry se envolveu em falsificação de receitas médicas e logo em seguida com drogas ilícitas.

    Sua relação com a família se desestabilizou até sua prisão. Kerry deu um tiro no coração no rancho de seu pai, após se separar e perder a custódia das filhas.

    O irmão sobrevivente

    WFAA

    Kevin Von Erich foi o único filho de Fritz e Doris Von Erich que sobreviveu para contar sobre o legado dos irmãos.

    Após a morte de seus irmãos, Kevin decidiu se aposentar do wrestling em tempo integral em 1993, embora tenha feito aparições ocasionais no mundo da luta livre. Kevin se casou com Pam (interpretada por Lily James), e teve quatro filhos: Ross, Marshall, Kristen e Jillian.

    Conhecidos como os Irmãos Von Erich, Ross e Marshall seguiram carreiras como lutadores profissionais.

    No ano de 2023, Kevin deu uma entrevista ao PW Insider Elite e defendeu os métodos de seu pai para treinar os meninos Von Erich. “[Os críticos] falam sobre [como] ele nos fez lutar e era tudo uma questão de resultado”, disse Kevin.

    “Não, nunca. Um homem bom e honrado que admiro. Nunca diga nada sobre ele e também não tolerarei que ninguém faça isso perto de mim", completou.

    Garra de Ferro
    Garra de Ferro
    Data de lançamento 7 de março de 2024 | 2h 13min
    Criador(es): Sean Durkin
    Com Zac Efron, Harris Dickinson, Jeremy Allen White
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    3,9

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top