Minha conta
    Uma das cenas mais caras da história do cinema é também a abertura de um filme que ninguém quer lembrar
    Ana Pilato
    Ana Pilato
    Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

    Tom Cruise em 30 segundos que custaram muito dinheiro.

    Um domingo qualquer de novembro em Nova York. Quatro e meia da manhã. A cidade que nunca dorme ficou completamente vazia, mas o motivo não foi um ataque terrorista, uma emergência ou uma manifestação, e sim a gravação de um filme: Vanilla Sky. Na rua, Tom Cruise corria de um lugar para outro, desfrutando de um prazer que só uma pessoa na história presenciou: ter a Times Square exclusivamente para si.

    Luz na escuridão

    Reza a lenda que durante os créditos de Preso na Escuridão no Festival de Sundance, Cruise saiu da sala do cinema, telefonou e pediu, de qualquer forma, a compra dos direitos do filme de Alejandro Amenábar. Foi assim que nasceu Vanilla Sky, que Cameron Crowe conceituou como uma reimaginação do filme espanhol - mas acabou sendo um remake bastante grosseiro, óbvio e exagerado.

    Paramount

    Apesar disso, o filme não foi um fracasso de bilheteria: arrecadou 203 milhões de dólares em comparação aos 68 milhões que custou. E um desses milhões do orçamento foi para filmar apenas uma cena, provavelmente a única que ficou para a história e que imita aquela em que Eduardo Noriega está sozinho na Gran Vía.

    Vanilla Sky é o único filme na história do cinema que conseguiu fechar a Times Square de forma tão definitiva. Entre 4h30 e 8h30 da manhã, a polícia de Nova York deu permissão à equipe para fazer algo inédito: filmar uma cena às pressas. Tom correu pelas ruas vazias por mais de três horas até encontrar as imagens perfeitas: muitos acreditam que foi CGI, mas não foi. E valeu a pena.

    Tom Cruise, a estrela

    Para conseguir esse feito, Cruise, Paula Wagner e Don Lee se reuniram com o então prefeito de Nova York, Rudy Giuliani, que ficou surpreendentemente encantado com a ideia de cortar o tráfego para que o ator pudesse divulgar a cidade em cinemas de todo o mundo. Mas ele tinha uma condição que Crowe não gostava muito: que a cena fosse gravada sem demorar nem um minuto a mais do que o combinado.

    Tom Cruise: Os filmes do ator, do pior ao melhor

    Cruise, sendo a estrela que é, teve uma ideia: simplesmente correria por aí. Para frente, para trás, como Crowe gostasse. O próprio diretor lembra que "foi lindo. Tivemos tempo extra. Logo que terminamos, contaram até quinze e todo o trânsito e gente simplesmente voltou para a Times Square. Parecia que o que fizemos nunca aconteceu."

    O que ficou claro é que a cena de um milhão de dólares (literalmente) só poderia acontecer uma vez na história. Obviamente, não foi o único filme a tentar isso, mas é o único que conseguiu. Na verdade, alguns meses depois, Danny DeVito tentou e teve sua proposta rejeitada. Nem todo mundo pode ser Tom Cruise.

    Vanilla Sky
    Vanilla Sky
    Data de lançamento 25 de janeiro de 2002 | 2h 15min
    Criador(es): Cameron Crowe
    Com Tom Cruise, Penélope Cruz, Kurt Russell
    Usuários
    4,0

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top