Minha conta
    Este diretor prepara a sequência de um de seus piores filmes, mas provou há 5 anos que pode fazer muito mais
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Michael Bully Herbig retornará às suas raízes, embora tenha provado há cinco anos, com um suspense realmente forte, que pode fazer muito mais.

    Já é um dos anúncios mais inesperados do ano cinematográfico: Michael Herbig está retornando ao mundo de The Shoe of Manitou após 23 anos para filmar uma sequência. Com quase 12 milhões de espectadores, a comédia ambientada no faroeste é um dos filmes alemães de maior sucesso de todos os tempos. E parece que o diretor está pronto para tentar replicar essa bilheteria, apoiando-se em nostalgia e rostos familiares.

    Ao lado de Herbig estão Christian Tramitz e Rick Kavanian. O que de fato soa familiar, já que o diretor reuniu os atores com quem trabalha recorrentemente no longa Bullyparade, lançado em 2017. Infelizmente, é um best-of esquecível repleto de piadas velhas. Por isso, todos se surpreenderam quando Herbig apresentou seu trabalho de direção mais ambicioso até o momento, apenas um ano depois: Ventos da Liberdade.

    Studiocanal GmbH / Marco Nagel

    Baseado em uma história real, Herbig narra a jornada de duas famílias da Alemanha Oriental que unem forças para fugir para o Ocidente em um balão de ar quente construído por eles mesmos. Herbig transforma o material, que poderia facilmente ser interpretado de formas mais simplistas, em uma emocionante peça de suspense que imita modelos bem conhecidos.Entre eles, ninguém menos que o próprio mestre do suspense, Alfred Hitchcock.

    Desde os primeiros minutos, a tensão se instala, os cômodos ficam mais escuros, frios e apertados. Herbig cria uma atmosfera desconfortável que faz com que o suor na testa de seus personagens seja palpável a cada segundo. Cada tentativa de fuga aumenta a emoção. O relógio está correndo.

    Herbig nunca deixou de ter modelos a seguir. São referências claramente reconhecíveis em seu trabalho. São citadas e, por vezes, satirizadas. Mas melhor do que isso: eles as abraça. O que é mais admirável no cinema de Herbig é seu amor por todo o material de gênero que ele parodia na superfície.

    Studiocanal GmbH / Marco Nagel

    Por que novo filme é um atraso para o cinema?

    Herbig trouxe todos os blockbusters, que são difíceis de fazer no cinema alemão para a tela grande, disfarçados de paródias. The Shoe of Manitou funciona tão bem como comédia quanto como filme de aventura, enquanto (T)Raumschiff Surprise tem um toque de imagens de ficção científica que não são necessariamente familiares nas produções do país, como a perseguição em ritmo acelerado em um táxi espacial.

    No entanto, levou algum tempo até que Herbig conseguisse liberar seu entusiasmo pelo gênero sem a estrutura cômica pela primeira vez. Com Ventos da Liberdade, ele estava prestes a dar forma a um cinema alemão que ainda não existia nessa forma. Adoraríamos ver mais desse cineasta curioso, em vez daquele que retorna às coisas que já fez (com sucesso) inúmeras vezes. Com este anúncio, voltamos aos anos 2000.

    Por último, mas não menos importante, The Shoe of Manitou deve agora resistir ao teste do tempo (o que acho difícil). Mas tudo isso é uma reação a algo do passado. Como diretor, Herbig não poderia estar mais distante das ambições que estavam adormecidas em Ventos da Liberdade.

    Ventos da Liberdade
    Ventos da Liberdade
    Data de lançamento 7 de novembro de 2019 | 2h 06min
    Criador(es): Michael Bully Herbig
    Com Friedrich Mücke, Karoline Schuch, David Kross
    Imprensa
    2,5
    Usuários
    3,7

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top