Minha conta
    “Abaixo de 28 graus, é parada cardíaca”: Um médico nos ajuda a entender melhor A Sociedade da Neve, o filme fenômeno da Netflix
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Dirigido por Juan Antonio Bayona, A Sociedade da Neve narra a provação dos sobreviventes da tragédia da Cordilheira dos Andes em 1972.

    Cinquenta e um anos após a tragédia nos Andes, o diretor Juan Antonio Bayona conta a história novamente em A Sociedade da Neve. Por uma questão de realismo, o filme foi feito com a ajuda dos dezesseis sobreviventes. Em centenas de horas de entrevistas gravadas, eles compartilharam suas memórias para garantir que o filme fosse o mais preciso possível.

    Certos eventos do filme levantam muitas questões, algumas delas médicas. Para encontrar respostas, o site AlloCiné - irmão francês do AdoroCinema - entrou em contato com um especialista, Waël Houhou, um médico de emergência e cofundador da Soins Rando Survie, uma empresa que oferece treinamento médico para aventureiros e sobreviventes.

    Netflix

    Quanto tempo é possível viver sem comer?

    Dr. Waël Houhou: Podemos ficar três semanas sem comer e três dias sem beber. Depois de dez dias, dependendo de nossas reservas corporais, o corpo fará a autodigestão. Em outras palavras, vamos digerir o que é menos importante para garantir a sobrevivência do que é mais essencial para nós. Atacaremos o açúcar, a gordura e depois tudo o que for muscular. Isso é chamado de perda de massa muscular. As pessoas que sofrem de desnutrição não têm mais gordura, nem músculo, porque o corpo digere o músculo para alimentar os órgãos principais, ou seja, o coração e o cérebro.

    Se isso continuar, há casos de autofagia extrema. O corpo digerirá seus próprios órgãos não essenciais em curto prazo. Por exemplo, o fígado ou o pâncreas podem ser devorados para continuar alimentando o cérebro, que é o principal órgão do corpo.

    Você perde peso mais rápido no frio?

    Dr. Waël Houhou: Sim, existe algo chamado homeostase corporal. Nossas proteínas têm temperaturas ideais para funcionar adequadamente. O corpo humano está entre 36 e 38 graus. Portanto, seja qual for o ambiente, nosso corpo deve permanecer na mesma temperatura.

    Na hipotermia, o corpo precisa permanecer na temperatura ambiente. É aí que entra o tremor. O tremor é uma contração muscular involuntária e repetida que gasta muitas calorias. O tremor esgota nossas reservas de energia, então quebramos nossas células e proteínas para manter o tremor. Como isso requer energia, imediatamente recorremos às nossas reservas de gordura.

    Netflix

    A que temperatura você pode morrer de frio?

    Dr. Waël Houhou: Quando o corpo está abaixo de 28 graus. Entre 32 e 28 graus, não temos mais a energia ou as conexões necessárias com nossos músculos, então paramos de tremer. Abaixo de 28 graus, entramos em parada cardíaca. A partir de 32 graus, o corpo fica parado. Respiramos mais lentamente, tudo fica mais lento. A frequência cardíaca cai para menos de 60 batimentos por minuto e respiramos uma vez a cada 6 ou 7 segundos. Há um nome para isso: bradicardia. Em seguida, você entra em coma e sofre uma parada cardíaca.

    No final das contas, não importa qual é a temperatura externa. O que conta não é a temperatura, mas a concentração do ambiente. Na água, por exemplo, há muitas partículas, portanto, estaremos em contato mais próximo com o frio. Costumamos usar o exemplo do Titanic. Cinco minutos na água a 5 graus podem ser muito mais dramáticos do que cinco horas ao ar livre a zero grau.

    Por que a urina fica marrom no filme?

    Dr. Waël Houhou: A urina fica cada vez mais concentrada quando há um caso de desidratação. A urina é a maneira de os rins filtrarem o sangue. O sangue passa continuamente pelo rim. Quando você está desidratado, o rim acha que precisa reter o máximo de água possível, portanto, produz muito pouca urina, mas o corpo ainda produz resíduos, principalmente ureia e bilirrubina, que são produtos de decomposição do sangue.

    Os glóbulos vermelhos têm uma vida útil de 100 dias e, quando morrem, são produtos residuais que o corpo precisa expelir. É por isso que a urina é amarela. Portanto, quando você não bebe, ainda precisa extrair esses resíduos, e é por isso que a urina se torna mais concentrada e pode ter uma cor mais escura.

    A Sociedade da Neve
    A Sociedade da Neve
    Data de lançamento 14 de dezembro de 2023 | 2h 24min
    Criador(es): Juan Antonio Bayona
    Com Enzo Vogrincic Roldán, Simón Hempe, Matías Recalt
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,0
    Assistir em streaming

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top