Minha conta
    A psicologia explica: Por que as crianças gostam tanto de Frozen? Há uma razão científica
    Ana Pilato
    Ana Pilato
    Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

    Duas irmãs especialistas na área buscam explicação para o fenômeno.

    Mais de um bilhão de dólares nas bilheterias, músicas que grudam como chiclete nas nossas cabeças e, provavelmente, a franquia de animação mais sólida que a Disney tem no momento. Frozen - Uma Aventura Congelante é o tipo de fenômeno que marcou a todos - principalmente as crianças.

    Mas por que o filme causa tanta comoção nos baixinhos? Seria pela estética? A ciência tem certeza de que existem aspectos muito bem trabalhados que acabam conectando a trama às crianças. Uma dupla de irmãs psicólogas - mães de fãs incansáveis ​​de Frozen - publicaram suas hipóteses na revista Time para explicar os motivos de tanto fascínio pelo universo congelado.

    Disney

    A primeira coisa que destacam é o processamento das emoções. As crianças em idade pré-escolar, que mais demonstram paixão pelo fenômeno cinematográfico, tendem a ser impulsivas, deixando que as emoções tomem as rédeas do seu comportamento.

    Em Frozen vemos Elsa (Idina Menzel) em um forte conflito com suas emoções - tão fortes e apaixonantes como as de uma criança pré-escolar. Quando ela canta sobre como pode controlar aquela tempestade emocional dentro dela, que parece incontrolável, as crianças se sentem identificadas.

    Respostas emocionais

    Em segundo lugar, há a boa resposta das crianças a tudo o que envolve magia e a possibilidade de construir um mundo à sua volta, algo que podem fazer a partir da imaginação. Elsa consegue fazer isso visualmente através de seus superpoderes de controle do gelo, criando seres animados e até construindo um castelo. Suas habilidades transmitem a sensação de que tudo é possível.

    Frozen 3: Data de lançamento, história, elenco... Tudo o que você precisa saber sobre o filme da Disney

    Como terceiro motivo, as psicólogas destacam como os pré-escolares se encontram numa fase em que desenvolvem laços afetivos muito fortes com a família e as pessoas que os rodeiam. Por isso, a história de duas irmãs tentando se reconectar é atraente para elas - muito mais do que o aspecto romântico entre Anna (Kristen Bell) e Kristoff (Jonathan Groff).

    Como quarta explicação existe, claro, a música. As crianças respondem muito bem às melodias musicais, e canções como Let it Go são perfeitas para elas. A música fala sobre como Elsa está frustrada em tentar ser a garota perfeita, então ela cria seu castelo de gelo para ser livre e feliz. Sentimentos aos quais as crianças respondem com paixão.

    Se olharmos pela perspectiva de uma criança, há muitas coisas que fazem de Frozen uma aventura tão cativante.

    Frozen - Uma Aventura Congelante
    Frozen - Uma Aventura Congelante
    Data de lançamento 3 de janeiro de 2014 | 1h 42min
    Criador(es): Chris Buck, Jennifer Lee
    Com Kristen Bell, Idina Menzel, Jonathan Groff (II)
    Imprensa
    3,7
    Usuários
    4,5
    Adorocinema
    5,0
    Assista agora em Disney +

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top