Minha conta
    Viagem no tempo e terror do espaço: Este filme dos anos 80 que todos conhecem seria MUITO diferente na versão original, mas diretor barrou
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Clássico Os Caça-Fantasmas tinha um roteiro original bem mais sombrio e orçamento exorbitante.

    Um dos títulos mais icônicos de Hollywood dos anos 80, Os Caça-Fantasmas deixou sua marca na cultura popular. Mas nem todos conhecem a versão original – e com um orçamento exorbitante – idealizada pelo ator Dan Aykroyd, que evoluiu até se tornar o clássico que todos conhecemos.

    Lançado em 1984, o filme acompanha a história de três parapsicólogos interpretados por Bill Murray, Dan Aykroyd e Harold Ramis, que passam a oferecer seus serviços de caçadores de fantasmas para os moradores de Nova York – esta última parte é a grande diferença entre a ideia original e a versão que vimos no cinema.

    A primeira visão do filme desenvolvida por Dan Aykroyd foi intitulada Ghost Smashers (algo como “esmagadores da fantasma”) e se passaria no espaço sideral, com uma aventura muito mais sombria que incluía equipamentos militares, magia e viagem no tempo.

    Columbia Pictures

    Caça-Fantasmas no espaço?

    Na mente de Aykroyd, Ghost Smashers era originalmente uma aventura épica repleta de efeitos especiais, co-estrelada por seu amigo John Belushi, que interpretaria Peter Venkman. A história apresentava os caçadores trabalhando para um ser interdimensional chamado Shandor e a trama central girava em torno do icônico Zuul, acidentalmente preso nesta dimensão, e Gozer, seu dono, tentando recuperá-lo para devastar o mundo.

    A proposta de Aykroyd não conhecia limites – de viagens no tempo a batalhas contra – e essa ambição, é claro, esbarrou em uma outra questão importante: um orçamento altíssimo, de mais ou menos 300 milhões de dólares.

    Tragédia no caminho

    A morte de John Belushi antes de o roteiro ser concluído foi um golpe devastador para Aykroyd, que apresentou o roteiro a Bill Murray, outro astro do humorístico Saturday Night Live, que ficou entusiasmado com a ideia e ajudou a impulsionar o projeto diante dos investidores.

    No entanto, a abordagem original de Ghost Smashers era impraticável. Ivan Reitman, o diretor do filme, inicialmente não viu potencial no roteiro original de Aykroyd, que descreveu como "cheio de ação, mas carente de desenvolvimento de personagem e humor”.

    Com a aprovação do estúdio Columbia Pictures para reescrever a história (e com um orçamento mais realista de 30 milhões de dólares), a transformação foi radical. Espaço e viagem no tempo foram descartados, dando lugar a Nova York.

    Os equipamentos militares e varinhas mágicas foram substituídos pelos icônicos uniformes e mochilas de prótons e o tom sombrio inicial foi equilibrado com o humor, transformando Os Caça-Fantasmas na comédia de aventura que se tornou um fenômeno cultural e continua, até hoje, rendendo frutos no cinema.

    Os Caça-Fantasmas
    Os Caça-Fantasmas
    Data de lançamento 21 de dezembro de 1984 | 1h 45min
    Criador(es): Ivan Reitman
    Com Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis
    Usuários
    4,2
    Assista agora em Max

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top