Minha conta
    Um dos melhores filmes de Cillian Murphy: História de guerra na qual o vencedor do Globo de Ouro brilha
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    O intenso drama humano do diretor Ken Loach, contado com uma melancolia puramente irlandesa.

    Um dos grandes vencedores do Globo de Ouro 2024 foi Cillian Murphy, que ganhou o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama por sua performance em Oppenheimer. Não é de hoje que ele demonstra ser um ator admirável em qualquer projeto que se dedique, e uma prova disso é seu trabalho no longa-metragem Ventos da Liberdade, lançado há quase 20 anos.

    Ventos da Liberdade
    Ventos da Liberdade
    2h 04min
    Criador(es): Ken Loach
    Com Cillian Murphy, Padraic Delaney, Liam Cunningham
    Usuários
    3,3

    Uma luta fratricida

    Ventos da Liberdade é um dos filmes mais marcantes do diretor Ken Loach, em que ele retorna ao gênero de guerra à sua maneira particular, sempre se concentrando no drama dos personagens e não nas balas sendo disparadas. Murphy faz um trabalho de primeira classe nessa exploração das guerras na Irlanda, interpretando Damien, um jovem estudante de medicina que abandona sua carreira para se juntar ao irmão, Teddy, na luta pela libertação de seu país.

    Diaphana Films

    O ano é 1920 e a Irlanda está lutando pela independência do domínio britânico em um conflito que resulta em muitas baixas e derrotas. Quando as táticas não-convencionais dos irlandeses começam a abalar a supremacia dos soldados britânicos, o governo se vê forçado a negociar e os dois lados discutem um acordo de paz.

    Nesse momento, na Irlanda, aqueles que estavam unidos pela independência se dividem entre os que são a favor e os que são contra o acordo, deixando os irmãos em lados opostos de uma nova guerra, agora interna.

    Melancolia irlandesa

    Diaphana Films

    A partir de uma perspectiva revisionista e muito humana, Loach reflete a melancolia que vem sendo arrastada pelo povo irlandês durante gerações como resultado do conflito. Mais uma vez, o diretor deixa nítidas suas preocupações políticas e morais, explorando o infrutífero processo da guerra como um meio de resolver os problemas que afligem os cidadãos comuns.

    O desenrolar dessa luta é espelhado em Murphy, que demonstra uma maturidade impressionante que definirá seu profissionalismo exemplar na tela. Loach emprega muitas tomadas com vários personagens, reforçando o senso de grupo nessa guerra, mas Murphy sempre consegue ser notado sem usar gestos que atraiam os holofotes. O mesmo comprometimento com uma visão e um personagem que é tão bem capturado em Oppenheimer.

    Oppenheimer
    Oppenheimer
    Data de lançamento 20 de julho de 2023 | 3h 01min
    Criador(es): Christopher Nolan
    Com Cillian Murphy, Emily Blunt, Matt Damon
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora

    Ventos da Liberdade está disponível para aluguel no Google Play Filmes e no YouTube.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top