Minha conta
    É um ótimo filme de terror e ficção científica que fracassou injustamente nos cinemas: Confira no streaming um tipo de monstro que estava faltando há muitos anos
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Uma oportunidade de ouro para (re)assistir a um filme que está comemorando seu 25º aniversário.

    Há muitos filmes conhecidos que não estão disponíveis no catálogo de nenhuma plataforma de streaming, e a dúvida é se isso vai mudar algum dia. Felizmente, há casos em que somos presenteados, e o Looke nos deu o exemplo mais recente disso ao adicionar ao seu catálogo Tentáculos, o fantástico passatempo de terror/ci-fi que Stephen Sommers assinou antes de sua muito celebrada versão de A Múmia.

    Infelizmente, Tentáculos foi um filme que não teve muita sorte na época. Por exemplo, o estúdio queria que Harrison Ford encabeçasse o elenco, mas o astro de Indiana Jones se recusou a fazê-lo, o que levou a uma tremenda redução no orçamento. Não temos do que reclamar do bom trabalho que Treat Williams fez aqui, mas está claro que o ator não foi o chamariz necessário para evitar que o filme acabasse sendo um fracasso comercial retumbante, já que custou 45 milhões de dólares e, nas bilheterias norte-americanas, rendeu apenas 11 milhões.

    Por que vale a pena revivê-lo?

    Outra peculiaridade de Tentáculos é que muitos acreditam que ele foi planejado para ser uma espécie de prequel de King Kong. Não entrarei em detalhes para aqueles que não viram o filme, mas há algo que se encaixa muito bem nessa teoria. No entanto, Howard Atherton, diretor de fotografia do filme, revelou em uma entrevista que o que Sommers tinha em mente na época era que seu próximo trabalho seria uma adaptação de Viagem ao Centro da Terra, que ele nunca fez.

    Walt Disney Pictures / Hollywood Pictures

    Entretanto, muito mais importante do que qualquer outra coisa que envolve o filme é o espetáculo eficaz que ele oferece. É verdade que, visualmente, o filme se passa 25 anos atrás e há algumas cenas que são um pouco chatas no que diz respeito aos efeitos visuais, mas, no final das contas, isso até se encaixa no que ainda é um espetáculo leve que sabe como integrar muito bem o uso do humor, sem tirar seu status de filme de monstro em dívida com Alien, o 8º Passageiro.

    Além disso, ele abraça o entretenimento puro em todos os momentos, cujo compromisso inicial com o mistério logo dá lugar a um uso frenético da ação que se beneficia da trilha sonora mais do que notável de Jerry Goldsmith. E o elenco também rema na mesma direção, é realmente uma pena que o público tenha lhe dado as costas na época.

    Tentáculos está disponível para streaming na plataforma Looke.

    Tentáculos
    Tentáculos
    Data de lançamento 9 de agosto de 2023 | 1h 46min
    Criador(es): Stephen Sommers
    Com Treat Williams, Famke Janssen, Anthony Heald
    Usuários
    2,9
    Assista agora em Looke

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top