Minha conta
    Qual é a melhor ordem para assistir todos os filmes de Rocky e Creed?
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Do vencedor do Oscar, Rocky, um Lutador de 1976 à trilogia Creed, revisamos o épico do boxe de Sylvester Stallone e Michael B. Jordan.

    Há filmes que não envelhecem, e o caso do eterno Rocky, um Lutador é um bom exemplo disso. O épico do boxe dirigido por John G. Avildsen e estrelado por Sylvester Stallone, que provavelmente nos deu sua atuação e personagem mais emblemática em sua extensa filmografia, continua tão intenso e emocionante quanto no primeiro dia; o que torna compreensível que seu sucesso tenha levado a uma franquia com quase 50 anos de história.

    O anime de Creed já tem data de lançamento: Será possível ver Michael B. Jordan dando mais socos, mas temos más notícias para quem não mora no Japão

    Exatamente nos últimos 47 anos, o universo de Balboa foi se expandindo com mortes trágicas, viagens à União Soviética e até a mudança geracional em uma trilogia de sequências em que o garanhão italiano ficou em segundo plano para deixar Adonis Creed (Michael B. Jordan), filho do malfadado Apollo Creed (Carl Weathers), roubar todos os holofotes do ringue.

    Agora, com um quarto Creed, que encontra-se em desenvolvimento, é o momento perfeito para recuperar a saga e você pode estar se perguntando qual a melhor ordem para assisti-lo. Felizmente, e ao contrário do que acontece em outras franquias mais complicadas, não há mistério nisso, e mostraremos a seguir.

    Ordem de lançamento

    Para começar, existe a opção de assistir aos nove filmes que compõem a saga Rocky – incluindo as sequências focadas em Adonis – em sua ordem de lançamento e, como nos ensinou Bart Simpson, saber ler algarismos romanos ajuda muito para se organizar.

    Ordem cronológica

    Chartoff-Winkler Productions

    A segunda alternativa é ver os nove títulos seguindo cronologicamente a linha do tempo da franquia e, para alívio de todos, coincidir com a ordem de lançamento.

    Spoilers a seguir

    • Rocky (1976): O filme original conta a história de Rocky Balboa que mal sobrevive cobrando dívidas e lutando em combates de baixo nível, até ter a oportunidade de impulsionar sua carreira lutando contra Apollo Creed, triunfando após suportar 15 rounds e perder por pontos por decisão dividida.
    • Rocky 2 – A Revanche (1979): O filme continua de onde o anterior parou, com Rocky arrasado após sua briga com Creed e se transformando em uma espécie de herói. Apolo, ferido no orgulho por quase perder, propõe uma revanche que Balboa acaba aceitando, desta vez com vitória do candidato.
    • Rocky 3 – O Desafio Supremo (1982): Cinco anos após derrotar Apollo Creed, Rocky está no auge da carreira lutando contra médias de arremesso rivais, até que surge em seu caminho o temível Clubber Lang (Mr. T), que lhe tira o título. Balboa vai ao Apollo se preparar para a revanche em que acaba recuperando o cinturão do campeonato.
    • Rocky 4 (1985): Após cinco anos de aposentadoria, Apollo quer voltar aos ringues para enfrentar o temível Ivan Drago (Dolph Lundgren), um perigoso boxeador soviético que acaba com a vida de Creed. Rocky, com um grande sentimento de culpa, decide vingar o amigo viajando para a União Soviética e derrotando Drago em uma luta tão acirrada quanto o épico anterior.
    • Rocky 5 (1990): Após sua luta na Rússia, Rocky está determinado a se aposentar e fica na academia de Mickey (Burgess Meredith), que morreu em Rocky 3. É então que conhece Tommy Gunn (Tommy Morrison), um jovem boxeador que decide treinar e com quem acaba se desentendendo por sua atitude, resolvendo a disputa com uma briga de rua que Balboa vence.
    • Rocky Balboa (2006): Ambientado 15 anos depois de Rocky 5, o filme tira Balboa da aposentadoria após a morte de Adrien (Talia Shire). Um jovem boxeador chamado Mason Dixon (Antonio Tarver) desafia Rocky para uma luta que nosso desgastado boxeador decide aceitar. Cuidado, porque Rocky Balboa tem dois finais: o cinematográfico, em que Rocky perde por pontos por decisão dividida, e a alternativa, em que Balboa vence por decisão não unânime.
    • Creed: Nascido Para Lutar: Com o primeiro Creed veio a mudança geracional de que falávamos. Rocky agora atua como mentor de Adonis Creed, filho de seu falecido rival e amigo Apollo, que quer seguir os passos de seu pai enfrentando um boxeador chamado Ricky Conlan (Tony Bellew), com quem perde por pontos. Porém, Adonis se torna uma nova referência na categoria.
    • Creed 2 (2018): Nesta sequência, os caminhos de Rocky e Adonis cruzam-se com os de Ivan Drago e de seu filho Viktor (Florian Munteanu), que desafiam o protagonista para uma briga que abre velhas feridas – lembre-se que Ivan matou o pai de Donnie. Após duas lutas, Creed sai vitorioso depois de Drago jogar a toalha para salvar o filho, provando que afinal ele tem um coraçãozinho.
    • Creed 3 (2023): E, para finalizar – por enquanto – temos o primeiro filme da saga em que Sylvester Stalonne não aparece. Um Creed 3 em que Adonis enfrenta seu passado, após se encontrar com um amigo de infância chamado Damian Anderson (Jonathan Majors), querendo destruir a vida de Creed. Claro, Donnie acaba quebrando no ringue.
    Chartoff-Winkler Productions

    E até chegamos. A coisa é bastante simples e a única alternativa seria primeiro assistir à trilogia spin-off, que funciona de forma praticamente autônoma, e depois se entregar aos prazeres dos filmes originais para contextualizar a relação entre Rocky e Adonis. Seja como for, quão grande é esta saga.

    Rocky, um Lutador
    Rocky, um Lutador
    Data de lançamento 7 de janeiro de 1977 | 1h 59min
    Criador(es): John G. Avildsen
    Com Sylvester Stallone, Talia Shire, Burt Young
    Usuários
    4,5
    Adorocinema
    5,0
    Assistir em streaming

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top