Minha conta
    Rebel Moon de Zack Snyder tem muitas imperfeições, mas apenas uma delas é imperdoável
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    No novo longa-metragem de Zack Snyder, a emoção se destaca por sua ausência, e sem emoção não há filme bom.

    Dizem que, nesta vida, há uma primeira vez para tudo. Em 2023, houveram várias surpresas inesperadas no cinema, mas se pudessemos destacar uma acima das demais é, sem dúvida, que Zack Snyder conseguiu nos decepcionar completamente com um de seus longas-metragens desde que começou sua filmografia em um já distante 2004 com Madrugada dos Mortos.

    Até hoje, cada um de seus filmes - com seus óbvios e inevitáveis altos e baixos - conseguiu deslumbrar por diferentes motivos, incluindo sua incursão na animação com um A Lenda dos Guardiões que merecia muito mais elogios do que recebeu. Infelizmente, neste Natal, ele nos deu um presente grego intitulado Rebel Moon.

    Desde sua estreia em 22 de dezembro, rios de tinta correram - ou melhor, zeros e uns - em diferentes mídias especializadas e, é claro, nas redes sociais, onde Snyder continua a ser tratado com um paternalismo absurdo. O consenso geral é que o "Star Wars" particular do homem de Green Bay é um desastre absoluto; o que, na minha opinião, leva suas claras deficiências ao extremo.

    Mas o que faz da ambiciosa produção da Netflix o último grande fracasso criativo do ano cinematográfico de 2023? Embora possa ser filmado em várias direções, está claro que o motivo não está em seu barroco digital, nas filias de direção sobrecarregadas de Snyder ou na suposta mente adolescente à qual seus detratores se apegam para eviscerá-lo com um tweet; mas no elemento que serve como força motriz por trás de qualquer história: os personagens.

    Primeiro os personagens, depois o resto

    Netflix

    Não há dúvida de que Rebel Moon tem um bom punhado de frentes abertas que fazem com que não funcione como deveria, mas, acima de tudo - e como sempre -, seus maiores problemas vêm de sua narrativa. Uma série de inconsistências que afetam gravemente o conjunto e que, com todo o respeito, têm pontos em comum com o que aconteceu com a edição cinematográfica de Napoleão, de Ridley Scott.

    Talvez o pior, e o que mais prejudica o filme, seja sua cadência narrativa tremendamente apressada e cheia de elipses, provavelmente concebida na sala de edição. Com exceção do primeiro ato, que se dá ao trabalho de apresentar a aldeia de Kora e estabelecer muito bem o conflito principal e o gatilho, o resto do filme parece ter sido montado pisando fundo no acelerador e sem dar um único segundo de descanso.

    A isso, devemos acrescentar uma estrutura quase episódica, típica de uma série de televisão, que se torna particularmente frágil em uma duração de duas horas e meia. Os saltos entre as locações são constantes, as cenas são resolvidas em poucas piscadas de olhos e as entradas e saídas dos personagens são, no mínimo, fugazes; tudo isso faz com que a história passe sem deixar rastros na tela, como se a causalidade tivesse sido deixada de lado e tudo acontecesse simplesmente porque tinha de acontecer.

    Netflix

    Tudo isso resulta no maior defeito que qualquer tipo de produção pode ter: os personagens não têm a menor importância. Com exceção de Kora, que tem um pouco mais de desenvolvimento, não sabemos praticamente nada sobre o grupo principal, cujos membros são apresentados com algumas linhas de diálogo que dão um mínimo de significado, mas obviamente não o suficiente; suas dinâmicas não são trabalhadas e eles acabam se tornando pouco mais do que bucha de canhão.

    Se não nos unirmos aos heróis e não sofrermos com a luta deles para atingir seus objetivos, a emoção se destaca por sua ausência e, sem emoção, não há filme defensável. Algo que é afirmado por um tratamento formal tremendamente plano - com honrosas exceções e apesar da mão notável do diretor no planejamento - e digno de qualquer série impessoal enterrada no catálogo da plataforma, ou com atores que parecem fora de lugar.

    Infelizmente, tudo o que foi listado anteriormente poderia ter sido perdoado se houvesse um cuidado maior em moldar os protagonistas e colocá-los adequadamente em um universo que, sem dúvida, é percebido como mais rico do que o que acabou sendo mostrado na tela; provando mais uma vez que a escrita, a direção e a edição devem ser feitas única e exclusivamente com os personagens em mente. O resto, incluindo o espetáculo visual, permanece secundário.

    Rebel Moon Parte Um: A Menina do Fogo
    Rebel Moon Parte Um: A Menina do Fogo
    Data de lançamento 22 de dezembro de 2023 | 2h 13min
    Criador(es): Zack Snyder
    Com Sofia Boutella, Charlie Hunnam, Ed Skrein
    Usuários
    3,3
    Adorocinema
    2,5
    Assistir em streaming

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top