Minha conta
    "Era como The Boys": Tim Burton queria spin-off da personagem mais intimidadora de Batman - O Retorno
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Com ideias interessantes, cineasta quase fez um terceiro filme no universo da DC Comics.

    Ame ou odeie, mas Batman: O Retorno é uma das grandes proezas da história do Maior Detetive da Terra nos cinemas. Conhecido como um estranho clássico de Natal, o longa do Tim Burton quase ganhou um filme derivado sobre a Mulher-Gato de Michelle Pfeiffer - eleita por muitos como uma das melhores versões da personagem nas telas.

    Durante a exibição do filme em Los Angeles, o roteirista do projeto de 1992, Daniel Waters, revelou algumas ideias de Tim Burton para a película que nunca viu a luz do dia. O escritor destacou que ele e o cineasta queriam fazer filmes completamente diferentes - o que pode ter prejudicado a execução do longa.

    "É muito perturbador!": Tim Burton fica furioso com uso do seu estilo em artes de inteligência artificial

    Enquanto Burton queria fazer um drama íntimo, Waters queria que Selina Kyle se mudasse para uma Los Angeles no maior estilo Gotham City. Lá, ela enfrentaria super-heróis corruptos, dando à história uma percepção satírica sobre este tipo de filme baseado em quadrinhos.

    “Ele queria fazer um filme em preto e branco de 18 milhões de dólares, como o Sangue de Pantera original, de Selina morando discretamente em uma cidade pequena”, disse Waters. “E eu queria fazer um filme do Batman onde a metáfora fosse sobre Batman. Então eu fiz com que ela se mudasse para uma versão de Gotham City em Los Angeles, e é dirigida por três super-heróis idiotas. Foi The Boys antes de The Boys. Mas ele ficou exausto lendo meu roteiro.”

    Warner Bros.

    Apesar de ser um filme cultuado por muitos fãs da DC, o projeto deu o que falar por brincar com o cânone do Batman na época em que foi lançado. Segundo o roteirista, por parte deles não houve muita preocupação em fazer uma pesquisa profunda sobre o personagem e sua mitologia.

    “Foi uma tarefa estranha porque eu não precisava agradar ninguém além de Tim Burton. Antes da internet, você não precisava ir a um tribunal e dizer o que estava fazendo – eram apenas dois caras em uma sala trabalhando. Não sabíamos nada sobre os vilões do Batman”, disse Waters. “Nós realmente não entendíamos toda essa coisa dos quadrinhos. Acabei de descobrir que DC Comics significa Detective Comics."

    “Não quero que isso aconteça”: Tim Burton rejeita sequência ou reboot de clássico atemporal que acaba de completar 30 anos

    “A coisa toda sobre Batman - O Retorno é que fomos atacados pelos fãs do Batman porque eles pensaram: 'Este é apenas o segundo filme do Batman, que p*rra você está fazendo? Você já está saindo da estrada”, continuou o roteirista. “Agora há cerca de 50 filmes do Batman, é como, ‘Ei. Isso foi muito interessante.’”

    Batman - O Retorno
    Batman - O Retorno
    Data de lançamento 3 de dezembro de 2019 | 2h 06min
    Criador(es): Tim Burton
    Com Michael Keaton, Michelle Pfeiffer, Danny DeVito
    Usuários
    3,9
    Assista agora em Max

    Batman: O Retorno está disponível no catálogo da HBO Max.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top