Minha conta
    Uma menina de 13 anos escreveu um filme autobiográfico em seis dias e marcou uma geração inteira
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    Vinte anos depois, o filme continua mantendo a sua força e a capacidade de marcar os espectadores mais jovens.

    Aos Treze, drama adolescente que marcou toda uma geração de jovens no início dos anos 2000, completou 20 anos de lançamento. E, duas décadas depois, continua a oferecer um retrato realista e cru de como pode ser difícil sobreviver à adolescência.

    Dirigido por Catherine Hardwicke em sua estreia na direção, o filme explora a montanha-russa que é ser adolescente através do olhar de uma jovem dedicada e responsável, que acaba imersa em um turbilhão de drogas, sexo e pequenos furtos ao fazer amizade com um dos mais garotas populares em sua escola.

    As encarregadas de estrelar as duas adolescentes foram Evan Rachel Wood, no papel da inocente Tracy, e Nikki Reed, que interpretou a problemática Evie. Vale mencionar que Reed, que cinco anos depois se tornaria um dos rostos mais reconhecidos da saga Crepúsculo, foi responsável por co-escrever o roteiro de Aos Treze, já que é uma obra semi-biográfica sobre sua própria vida.

    Quando Nikki Reed escreveu Aos Treze, ela tinha apenas 13 anos, assim como sua personagem, mas conseguiu desenvolver um filme que, até hoje, continua mantendo sua força e também a capacidade de marcar os espectadores mais jovens.

    "Aos Treze é o meu filme favorito no mundo", disse Nikki Reed à Rolling Stone recentemente. "Na verdade, isso me inspirou a querer escrever e escrevi meu primeiro roteiro."

    Aos Treze
    Aos Treze
    1h 35min
    Criador(es): Catherine Hardwicke
    Com Holly Hunter, Nikki Reed, Evan Rachel Wood
    Usuários
    3,7

    A própria Hardwicke contou à Rolling Stone a história de como ela acabou co-escrevendo seu filme de estreia com uma garota de 13 anos. Catherine Hardwicke conhecia Reed desde os 5 anos de idade, porque ela era namorada de seu pai e amiga de sua mãe.

    Quando terminou os estudos de cinema e começou a dar os primeiros passos para fazer um filme, ficou chocada com a mudança que Reed havia sofrido: "Ela havia mudado completamente. Antes ela era uma garotinha adorável que andava de bicicleta, subia em árvores e usava macacão e agora ela era uma mini Jennifer Lopez. Eu vi uma verdadeira nuvem escura sobre ela".

    Ao se tornar uma espécie de madrinha para Nikki Reed, Catherine Hardwicke deu a ideia de fazerem um filme juntas. "Você estrelará e eu dirigirei. Acho que esta será nossa terapia para ajudá-lo a fazer algo criativo", lembra a diretora.

    "Não, é nojento": É por isso que os filmes Crepúsculo são tudo menos românticos, segundo Robert Pattinson

    E o resultado foi Aos Treze, um filme que escreveram em apenas seis dias e em cujo roteiro Reed apresentou suas próprias experiências recentes da adolescência. Depois do roteiro, buscaram financiamento, sendo recebidas por produtores escandalizados que não ousaram dar uma chance.

    No entanto, o filme conseguiu avançar com um orçamento que chegou a dois milhões de dólares e foi rodado em 24 dias. Com faturamento bruto de 10 milhões de dólares, o filme foi recebido com muitos elogios da crítica, impulsionando a carreira de Hardwicke e de seu elenco jovem.

    Aos Treze está disponível no Disney+.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top