Minha conta
    Brasileiro não tem medo de dinossauro: Surfista move processo contra Universal por causa do filme Jurassic World
    Katiúscia Vianna
    Katiúscia Vianna
    -Editora-chefe | Crítica
    Apaixonada pela escrita, Katiúscia Vianna acumulou décadas de cultura pop, já que cresceu dividindo seu tempo entre apostas para o Oscar e maratonas de Friends.

    O atleta Felipe Cesarano processou o estúdio por uso de sua imagem sem autorização em Reino Ameaçado.

    O surfista brasileiro Felipe Cesarano encara ondas... e dinossauros. O atleta processou a Universal Pictures Brasil pelo uso de sua imagem, sem autorização, no filme Jurassic World: Reino Ameaçado - o segundo da trilogia recente estrelada por Chris Pratt e Bryce Dallas Howard, lançado em 2018.

    O processo afirma que o filme dirigido por Juan Antonio Bayona utiliza imagens de Cesarano surfando na praia de Jaws, no Havaí, realizadas em 2016. Essa gravação foi inserida num contexto onde um dinossauro estava criando a tal onda gigante. Tal momento aparece inclusive num dos trailers divulgados, que você pode assistir acima.

    Universal Pictures

    Os advogados do surfista, Antonio Carlos Amorim e Felipe Amorim, declaram no processo que o longa "não se deu o trabalho nem de alterar a cor da prancha do Felipe. A única diferença, talvez, seja a edição de um dinossauro indo de encontro a ele, no qual é quase comido e devorado."

    Responsável pela distribuição no filme em nosso país, a Universal Pictures Brasil afirmou que a cena onde "supostamente conteria a imagem" de Cesarano tem apenas quatro segundos, "sem qualquer destaque ou relevância no filme". Eles também garantem que não seria possível identificar o surfista nas imagens e que o nome dele não foi usado na exploração comercial do filme.

    Qual é a ordem dos filmes de Jurassic Park e Jurassic World? Franquia também tem série na Netflix

    Após ouvir ambos os lados, a Justiça brasileira condenou a Universal Pictures Brasil a pagar 25 mil reais ao surfista Felipe Cesarano. Mundialmente, Jurassic World - Reino Ameaçado arrecadou mais de 1 bilhão de dólares nas bilheterias.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top