Minha conta
    Sem ter onde morar, o roteirista de Dança com Lobos foi salvo por Kevin Costner
    Marco Rigobelli
    Marco Rigobelli
    Marco é tradutor e redator. Tem uma história pessoal com O Bebê de Rosemary, acha que 10 Coisas que Eu Odeio em Você é um dos maiores filmes já feitos e pode passar horas contando fatos aleatórios sobre O Senhor dos Anéis.

    Danças com Lobos tornou-se um clássico do cinema desde seu lançamento em 1991. Uma obra-prima de Michael Blake, roteirista do filme e amigo de Costner, que trabalhou em sofrimento.

    O primeiro longa dirigido por Kevin Costner, Dança com Lobos foi muito exigente tanto com o ator e diretor, quanto com o resto da equipe. Tudo para entregar um filme que se tornou um grande clássico do cinema americano desde seu lançamento em 1991.

    O longa foi coroado com sete Oscars, incluindo Melhor Roteiro Adaptado para o roteirista Michael Blake. Uma recompensa mais do que merecida para ele, que infelizmente faleceu em 2015, aos 69 anos.

    Dança com Lobos
    Dança com Lobos
    Data de lançamento 29 de novembro de 1990 | 3h 54min
    Criador(es): Kevin Costner, Kevin Reynolds
    Com Kevin Costner, Mary McDonnell, Rodney A. Grant
    Usuários
    4,4

    Blake era amigo de longa data de Costner. Eles se conheceram em 1981. Mudando-se para Los Angeles no final da década de 1970, Blake teve uma vida difícil enquanto tentava vender seus roteiros. Ele teria que esperar até 1983 e o lançamento do filme Stacy's Knights, no qual Costner atuou, para finalmente ver um de seus roteiros levado para a tela grande.

    O relacionamento deles ficou tenso à medida que a notoriedade de Costner aumentava. Tentando ajudar seu amigo, Costner também organizou vários encontros com grandes nomes de Hollywood para Blake, mas nada de positivo saiu deles. Especialmente porque os burburinhos dessas entrevistas que chegaram aos ouvidos atentos de Costner não pintaram exatamente um retrato brilhante de seu amigo, que foi considerado complicado e difícil.

    “Eu o mandei para muitas entrevistas de empregos e tudo o que ouvi foi que ele irritava todo mundo”, lembrou Costner, contando o causo no programa The Graham Norton Show em 2016 .

    A tensão aumenta...

    Ainda assim, a tensão entre os dois tornou-se até física: “Ele ultrapassou a linha com um amigo meu, e não sei exatamente o que aconteceu, mas prendi-o com fita adesiva numa parede".

    "E eu disse a ele: você pode parar de rebaixar todo mundo? Pare de escrever coisas com 120 páginas! Se você realmente quer escrever, escreva algo com 88 páginas, ou talvez 888! Percebi que estava contando isso enquanto estava com as mãos nele. [...] Pensei naquele momento que nossa amizade havia acabado."

    Logicamente abalado, Blake ainda perguntou se ele poderia ficar hospedado com o amigo, o que Costner aceitou. Querendo se dedicar 100% a escrever um roteiro, Blake também não tinha dinheiro para pagar o aluguel...

    Orion Pictures

    Quase dois meses se passaram, durante os quais Blake mal saiu do quarto, escrevendo incessantemente, até lendo parte do que escreveu para a filha de Costner. Mas a esposa do ator acaba pedindo que Blake saia de casa. Kevin, arrependido, pediu ao amigo que fosse embora.

    Blake deixou o último roteiro que havia escrito em sua mesa e mudou-se para o Arizona, onde encontrou um emprego como lavador de pratos em um restaurante chinês. Naquela época, o infeliz estava até sem teto. Embora Costner tenha enviado algum dinheiro a ele, Blake continuou perguntando se o amigo havia lido o roteiro que havia deixado para ele.

    Ao insistir, Costner finalmente concordou e leu o roteiro: era o de Danças com Lobos . “Nunca fiquei tão orgulhoso de ninguém”, disse Costner, emocionado, no programa.

    Mas a luta para produzir o filme estava apenas começando. Na época, nenhum produtor de Hollywood queria apostar suas fichas em um faroeste, um gênero considerado morto e péssimo de bilheteria.

    Foi nesse momento que Kevin Costner e o produtor do filme, Jim Wilson, sugeriram que Blake transformasse seu roteiro em um livro e o publicasse, antes de ser retrabalhado para a tela grande.

    Vendido pela primeira vez em livrarias de aeroportos, o livro rapidamente se tornou um best-seller. Costner conseguiu os direitos de adaptação de seu velho amigo, ao mesmo tempo que teve que colocar a mão no bolso para convencer os tomadores de decisão a produzir um filme que quase ninguém queria. O resto agora é história...

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top