Minha conta
    Barbie e Saltburn acontecem no mesmo universo? Filmes estão conectados de maneiras surpreendentes - e poucos notaram
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Estes dois grandes sucessos de 2023 têm mais conexões do que o público imagina.

    Barbie e Saltburn são dois grandes fenômenos de 2023, levando em consideração as devidas proporções de cada um em termos de formato, época de lançamento e extensão, claro. Enquanto o primeiro participou de uma disputa amistosa com Oppenheimer nas telonas, longa de Christopher Nolan, o segundo pode se encaixar naquele grupo de “hits do verão” ou “hits de fim de ano”.

    Apesar de serem alvos de popularidade da comunidade cinematográfica, os filmes são completamente diferentes em sua abordagem. Barbie apresenta uma crítica à sociedade capitalista e machista através de uma reinvenção da boneca mais famosa do mundo. Dirigido por Greta Gerwig, o filme tem um elenco repleto de estrelas já estabelecidas em Hollywood, como Margot Robbie, Ryan Gosling, Issa Rae, America Ferrera, entre outros.

    "Total confiança": Barry Keoghan revela se usou prótese peniana em cena de nudez de polêmico suspense erótico

    No caso de Saltburn, diferente do outro projeto citado, sua primeira e única casa (pelo menos em solo brasileiro) foi o streaming. Nele, através de personagens que personificam diferenças de classe, o protagonista se vê cada vez mais obcecado por seu novo colega de faculdade. Lançado há poucos dias no catálogo do Prime Video como uma produção Amazon Original, o projeto é estrelado por Barry Keoghan e Jacob Elord.

    Deixando as distinções para trás, agora começamos a citar os pontos em que os filmes se encontram. Primeiramente, por aspectos simples: são duas histórias de sucesso dirigidas por mulheres. Responsáveis por mexer com a cabeça da crítica e do público, também são realizações de duas cineastas notadas pela Academia - enquanto Greta recebeu 3 indicações ao Oscar (uma por Adoráveis Mulheres e duas por Lady Bird), Emerald conquistou a estatueta de Melhor Roteiro Original por Bela Vingança.

    MICHAEL TRAN

    Além dos aspectos mais simples, existem conexões mais profundas. Apesar de não estarem nos mesmos universos, os dois longas tem detalhes em comum que muitos podem ter deixado passar. Margot Robbie, um dos grandes nomes da atual Hollywood tem certa versatilidade de funções. Além de estrelar Barbie, ela também desempenha o papel de produtora de Saltburn ao lado de Tom Ackerley, Josey McNamara, Bronte Payne, Tim Wellspring e, claro, Emerald.

    Falando na cineasta, ela também tem uma relação interessante com Barbie. Para quem não a conhecia ou não ligou o rosto à pessoa, é preciso dizer que Fennell interpretou uma das personagens mais tragicômicas do filme: a boneca Midge. “Estou muito grata por estar presente, acenando ao fundo, só por um segundo. Vale a pena, porque é uma obra de arte extraordinária”, disse a diretora à People na época em que Barbie foi lançado.

    Warner Bros.

    A cineasta, inclusive, compartilhou uma piada sobre a sua personagem estar eternamente grávida e suas últimas aparições na mídia. “Como eu estava grávida no filme Bela Vingança, e depois grávida para receber um Oscar, parecia que eu estava permanentemente grávida”, brincou ela. “Pude ver como foi incrivelmente hilário para mim, depois de parar de estar grávida [na vida real], vestir um traje de gravidez e engravidar novamente.”

    James Cameron enaltece direção de Greta Gerwig em Barbie e revela cena favorita: “Você basicamente resume milhares de anos em um minuto”

    Enquanto Barbie está disponível no catálogo da HBO Max, Saltburn pode ser assistido no Prime Video.

    Saltburn
    Saltburn
    Data de lançamento 22 de dezembro de 2023 | 2h 07min
    Criador(es): Emerald Fennell
    Com Barry Keoghan, Jacob Elordi, Rosamund Pike
    Usuários
    3,6
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top