Minha conta
    10 anos de um fascinante filme de ficção científica com Joaquin Phoenix. Um retrato da Inteligência Artificial à frente de seu tempo que você pode assistir em streaming
    Marco Rigobelli
    Marco Rigobelli
    Marco é tradutor e redator. Tem uma história pessoal com O Bebê de Rosemary, acha que 10 Coisas que Eu Odeio em Você é um dos maiores filmes já feitos e pode passar horas contando fatos aleatórios sobre O Senhor dos Anéis.

    Um filme romântico incomum onde Spike Jonze dá sua resposta tardia a Encontros e Desencontros

    Poucos atores atuais conquistaram tanto respeito quanto Joaquin Phoenix, que combina uma atuação quase sempre memorável, senão incrível, com escolhas interessantes em seus filmes. É verdade que às vezes corre o risco de alienar o espectador do que está acontecendo por causa dos maneirismos de sua atuação, mas quando se adapta bem ao tom do filme, ele é imparável.

    Amor em tempos de algoritmo

    O peculiar filme romântico de ficção científica de Spike Jonze comemorou agora em dezembro 10 anos desde seu lançamento nos cinemas, tornando-se um dos clássicos cult da filmografia de seu protagonista. Embora também se destaquem a voz de Scarlett Johansson e uma fantástica Rooney Mara, proporcionando uma história primorosa e complexa que pode ser vista em streaming na HBO Max.

    Em um contexto futurista, um homem enfrenta um divórcio iminente enquanto, ironicamente, trabalha em uma empresa de redação de cartas de amor. Para superar sua inesperada solidão, ele ganha um novo sistema operacional baseado em um modelo de Inteligência Artificial que se adapta completamente às necessidades do usuário. Para sua surpresa, ela acaba atendendo a mais necessidades do que você esperava, e você começa a desenvolver outros tipos de sentimentos por essa tecnologia.

    Warner Bros. Pictures

    É um terreno interessante para propor um filme pós-separação, especialmente agora que a Inteligência Artificial está cada vez mais em voga e o seu principal argumento de venda é a forma como evolui rapidamente para agradar aos nossos gostos. Ou pelo menos entrar num ciclo de coisas que supostamente nos interessam, entrando num entorpecimento sensorial onde não temos surpresas de nenhum tipo, nem negativas nem positivas.

    Ela: ficção científica terna e amorosa

    Há também aspectos que parecem especialmente pessoais em Ela, quase como a resposta tardia ao seu relacionamento fracassado com Sofia Coppola que já foi retratada a partir de sua perspectiva em Encontros e Desencontros. Isso não é exatamente um segredo, seja consciente ou não, e um certo egoísmo pode ser percebido na perspectiva do protagonista abandonado como um cachorrinho ferido.

    Mas tem muito mais a oferecer e consegue ser encantador tanto na forma como constrói um relacionamento visualmente, mostrando apenas uma pessoa, sendo a outra parte uma voz, quanto naquele futuro imaginado moderadamente plausível. A atuação de Phoenix é uma das mais calorosas e humanas de sua carreira, concretizando as ambições de um filme mais terno.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top