Minha conta
    "Melhor que o filme!": Os créditos desse filme de Zack Snyder são uma obra-prima do gênero
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    O primeiro filme de Zack Snyder, lançado em 2004 e um remake do clássico de George A. Romero, foi um grande acerto. Princpalmente seus créditos.

    O primeiro longa-metragem do homem que viria a dirigir Watchmen, 300, Homem de Aço e Liga da Justiça; Madrugada dos Mortos, disponível no Lionsgate+, fez sucesso quando foi lançado em 2004.

    Escrito por James Gunn, o filme também contou com um elenco de peso: Sarah Polley, Ving Rhames, Jake Weber e Mekhi Phifer.

    Enquanto O Despertar dos Mortos, de George A. Romero, tinha como objetivo principal ser uma metáfora do canibalismo de nossa sociedade de consumo, os créditos de abertura da versão de Zack Snyder, têm um propósito simbólico diferente. Ele sugere que as guerras religiosas são os precursores do Apocalipse.

    Daí também o uso da extraordinária e famosa canção de Johnny Cash, The Man Comes Around, na qual ele evoca os 4 Cavaleiros do Apocalipse: "Ouvi uma voz se erguer entre as quatro bestas / Olhei e vi um cavalo com uma palidez mortal / Seu nome era Morte / E o Inferno o seguia".

    Aqui estão os créditos do filme novamente, uma obra-prima do gênero:

    Kyle Cooper, um artista altamente conceituado, formado em Artes Gráficas pela Universidade de Yale, foi o responsável por essa brilhante criação. Cofundador das agências Imaginary Forces e Prologue Films, ele criou mais de 150 créditos de filmes e séries, incluindo os de Seven e The Walking Dead.

    O de Madrugada dos Mortos mistura imagens de diferentes fontes, incluindo imagens de guerra de arquivos reais, células sanguíneas ampliadas em um microscópio, imagens de tumultos de reportagens de TV (reais), CGI, etc. O resultado é impactante e uma excelente lição em edição.

    Universal Pictures

    ZACK SNYDER SE OFENDEU

    "Os créditos de abertura e encerramento do filme são tão bons que são melhores que o próprio filme!", chegou a dizer Elvis Mitchell, o renomado crítico de cinema do New York Times, na época. Esses comentários não passaram despercebidos por Zack Snyder, que ficou compreensivelmente ofendido. Em Hollywood, algumas pessoas se recusam a trabalhar com Kyle Cooper, porque ele também é conhecido "como o cara que faz créditos que são melhores que os filmes".

    Convidado para o Festival de Locarno em 2018, Kyle Cooper voltou a falar sobre sua colaboração com Snyder em uma entrevista à Film Exposure: "Tive uma boa experiência com Zack Snyder, mas ele nunca mais entrou em contato comigo por causa disso, de acordo com alguém próximo a ele com quem conversei. Eu não quero fazer isso. Não concordo com Elvis Mitchell e quero construir relacionamentos duradouros com os diretores".

    Madrugada dos Mortos
    Madrugada dos Mortos
    Data de lançamento 23 de abril de 2004 | 1h 40min
    Criador(es): Zack Snyder
    Com Sarah Polley, Ving Rhames, Jake Weber
    Usuários
    3,9
    Assista agora

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top