Minha conta
    O Senhor dos Anéis: um membro da Sociedade do Anel está ajudando Sauron secretamente? É o que diz uma teoria sinistra
    Marco Rigobelli
    Marco Rigobelli
    Marco é tradutor e redator. Tem uma história pessoal com O Bebê de Rosemary, acha que 10 Coisas que Eu Odeio em Você é um dos maiores filmes já feitos e pode passar horas contando fatos aleatórios sobre O Senhor dos Anéis.

    Uma teoria maluca, mas muito plausível, de o Senhor dos Anéis sugere que um dos companheiros é um espião do vilão Sauron... e não é Boromir.

    O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel já tem mais de 20 anos (sim, eu sei) e isso por si só essa seria uma desculpa para revê-lo. A trilogia completa e sua versão estendida estão no catálogo da HBO Max e do Prime Video.

    Nas duas décadas desde o seu lançamento, o primeiro filme O Senhor dos Anéis gerou inúmeras teorias, às vezes mais, às vezes menos verossímeis, que exigem novas formas de interpretar o épico de fantasia. Uma delas até vê um dos companheiros de Frodo como infiltrado de Sauron.

    A Sociedade do Anel tem um desastrado... ou inimigo dentro de suas próprias fileiras

    Durante a jornada da Sociedade do Anel na abertura de O Senhor dos Anéis, o maior perigo para Frodo (Elijah Wood) parece ser Boromir (Sean Bean), que não quer destruir a arma de Sauron, mas sim usá-la ele mesmo. Porém, e se Boromir não fosse a maior ameaça do Portador do Anel? Uma teoria do Reddit tem circulado entre os fãs como um experimento mental há algum tempo, não vê ninguém menos que Peregrin "Pippin" Tuk (Billy Boyd) como um agente do mal.

    Warner Bros. Pictures/New Line Cinema

    O hobbit Pippin é apresentado em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel como um adorável vagabundo, mas poderia muito bem estar trabalhando secretamente para Sauron. Porque ele comete muitos “erros” que talvez sejam propositais. Existem quatro argumentos principais a favor disso:

    1. O espião do Senhor dos Anéis, Pippin, revela sem rodeios o nome de Frodo

    Quando Frodo e Sam deixam o Condado, Pippin "coincidentemente" os encontra junto de Merry... e logo depois eles escapam por pouco dos Nazgûl de Sauron. Então, depois de chegar em Bree, os hobbits deveriam ter mantido seus grandes pés peludos escondidos. Mas o que Pippin faz na primeira oportunidade? Ele conta a todos na Estalagem Pônei Empinado que conhece Frodo Bolseiro. E isso apesar dele estar lá quando Frodo se apresentou ao estalajadeiro como "Sr. Monteiro" para manter o sigilo.

    2. Pippin é um idiota ou está atraindo os Nazgûl de propósito?

    Enquanto todos os outros fazem tudo com cuidado, Pippin avança coom se não tivesse preocupações... ou nenhum inimigo. Porque mesmo no pico climático de Amon Sûl, onde os espectros do anel logo dominam os hobbits, ele acendeu a fogueira que brilha de longe durante a noite. Quando os Nazgûl atacam Frodo, ele é gentilmente afastado junto com Merry e não faz nenhuma tentativa séria de defender seu "amigo".

    Warner Bros. Pictures/New Line Cinema

    3. Pippin como companheiro do Senhor dos Anéis tem apenas um propósito: invocar o mal

    Embora não tenha nenhuma habilidade digna de menção, Pippin se junta à Sociedade na jornada – e então coloca continuamente seus companheiros em perigo. Em frente à entrada de Moria, ele e Merry primeiro atraem os tentáculos atirando pedras e depois chamam os orcs e goblins para o local através de seu "acidente" com a armadura no poço. Essa ameaça é seguida pelo Balrog, que rouba dos companheiros seu membro mais poderoso, Gandalf. Coincidência ou cálculo frio?

    4. Sabotagem do Senhor dos Anéis: Pippin chama seu verdadeiro mestre com o Palantír?

    Em O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, os erros de Pippin atingem seu clímax: em uma cena inspirada em Indiana Jones, ele rouba o orbe do Palantír de Saruman das mãos de Gandalf para "apenas dar uma olhada nele"... e então entra em contato com Sauron. O meio de comunicação confiável pode realmente prejudicá-lo, mas mesmo que ele diga ao bruxo depois que não contou ao oponente sobre Frodo, não ouvimos todo o diálogo entre o hobbit e o olho de fogo.

    Warner Bros. Pictures/New Line Cinema

    Que conveniente que Pippin seja então transferido para Gondor, que fica mais perto de Mordor e ao mesmo tempo traz o hobbit para o lado de Denethor em relativa segurança, que ele mantém aquecido com sua bela voz cantante, como se não pudesse turvar as águas.

    O Senhor dos Anéis: é claro que há muitos argumentos contrários à teoria

    É claro que não podemos levar a sério essa teoria maluca da conspiração na Terra-média . Em última análise, apesar de todos os seus erros, Pippin também tem muitas qualidades positivas que servem claramente à causa do bem.

    Por exemplo, com os Ents ele derruba a fortaleza de Saruman em O Senhor dos Anéis: As Duas Torres e salva Faramir da loucura de seu pai Denethor no terceiro filme. Ele também acende o farol sobre Minas Tirith para chamar os aliados de Gondor apesar da resistência do Regente e finalmente vai para a batalha final nos portões de Mordor para ganhar tempo para Frodo.

    Apesar de tudo isso, é divertido pensar em como teria sido assustador se Pippin estivesse apenas agindo de forma desajeitada e tivesse sido corrompido por Sauron para espionar Frodo antes de ele iniciar sua jornada e depois sabotar a missão do Anel.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top