Minha conta
    Essa foi a melhor ficção científica de 2023: Entregou muito mais do que prometeu em uma montanha-russa de emoções e fechou um ciclo espetacular
    Stephany Mariano
    Stephany Mariano
    Redatora apaixonada por entretenimento e cultura, tem a música como companhia para todos os momentos. No tempo livre adora maratonar doramas com Park Seo Joon e séries de comédia e suspense.

    Depois de quase 10 anos desde o seu lançamento, o diretor James Gunn fez a despedida de uma das franquias mais queridas da Marvel

    Com a chegada de dezembro é natural sentir aquela nostalgia, retomando os acontecimentos marcantes do ano. Para o cinema, pode se dizer que 2023 foi de fato um ano recheado de lançamentos super esperados e que mesmo com as adversidades marcou um retorno impressionante dos filmes nas grandes telas.

    Nesse meio, as ficções científicas não deixaram a desejar. De aventuras de heróis como Besouro Azul a histórias de distopia como Resistência, é difícil escolher apenas um, mas quando se tem um filme como Guardiões da Galáxia vol.3 fica mais difícil ainda não nomeá-lo como o melhor filme de ficção científica de 2023.

    Embora algumas das últimas apostas da Marvel não tenham agradado nem mesmo os fãs fiéis do estúdio, a obra de James Gunn que estreou em maio deste ano nos cinemas brasileiros, se destaca não apenas pela ousadia da trama, mas por se manter leal ao estilo que abraçou lá em 2014 com a primeira parte da franquia, que se tornou um dos momentos mais memoráveis do Universo Cinematográfico Marvel.

    Um erro em Homem-Aranha: 6 anos depois, a Marvel reconhece esse grande fracasso em De Volta ao Lar

    O volume 3 aposta em uma abordagem um pouco diferente

    No encerramento da trilogia iniciada em 2014, o aventureiro Peter Quill (Chris Pratt) ainda está desolado depois da perda impactante de Gamora (Zoe Saldana). Com o grupo tentando se restabelecer, eles embarcam em uma missão para defender o universo e proteger Rocket Racoon (dublado por Bradley Cooper), que vê seu passado trágico vir à tona.

    Seguindo com uma trilha sonora icônica, marca registrada das aventuras intergalácticas do grupo, o filme inclui hits de artistas como Beastie Boys e Radiohead. E desta vez, por mais que Peter seja visto como a peça central da história, principalmente por ser a figura que gera identificação por ser o único ser humano do grupo, a produção apostou em uma abordagem um pouco diferente.

    Marvel Studios

    No volume 3, Rocket Racoon também ocupa um posto de protagonista e segundo o diretor, ele é o verdadeiro herói da série. “Para mim, Rocket sempre foi o protagonista anônimo dos filmes Guardiões. Desde o início, os filmes foram enraizados em quem ele é como personagem. Acho que ele incorpora muitas características de todos os Guardiões” explicou ele durante entrevista ao Entertainment Weekly.

    Uma despedida sem deixar a essência de lado

    Marvel Studios

    Além de explorar todas as possibilidades que um bom filme de ficção científica pode oferecer, enchendo os olhos com efeitos visuais que constroem uma estética incrível, o filme ainda encontra espaço para falar sobre as particularidades e emoções de cada personagem.

    Por mais que boa parte do elenco seja repleto de criaturas alienígenas que ganharam vida com o uso impressionante de próteses e maquiagens - se tornando o filme com maior número de próteses utilizadas - a história está centrada nas relações do grupo, que florescem ainda mais por se tratar de uma despedida.

    No entanto, Gunn ainda soube controlar essas emoções e o filme continua com a ação e o humor quebrado típico da saga. E ao escolhermos este filme, não estamos estabelecendo esse título apenas por nós mesmos, pois sua aprovação de 82% no Rotten Tomatoes e suas muitas indicações como ao Critics Choice Awards, Globo de Ouro e o Grammy Awards são algumas das provas de seu impacto.

    Guardiões da Galáxia Vol. 3
    Guardiões da Galáxia Vol. 3
    Data de lançamento 4 de maio de 2023 | 2h 30min
    Criador(es): James Gunn
    Com Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista
    Imprensa
    3,4
    Usuários
    4,5
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Disney +

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top