Minha conta
    Foi considerado impossível de ser filmado, mas acabou tornando-se um clássico: Saiu do papel a preço de banana e catapultou a carreira de seu protagonista
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Um filme que mistura violência e um humor amplamente ácido.

    Mais de 20 anos se passaram desde seu lançamento, mas agora considerado um filme cult, Psicopata Americano é um dos thrillers mais icônicos do cinema. Durante a estreia, o violento longa-metragem estrelado por Christian Bale dividiu a crítica, mas com o passar do tempo, se consolidou como uma das obras mais marcantes já feitas.

    Apesar da grande popularidade, muitos não sabem que tirar o projeto do papel não foi tarefa fácil. Baseado no livro homônimo de Bret Easton Ellis, o autor considerou que sua história, que no início dos anos 1990 gerou polêmica pela violência, seria impossível de ser rodada. Porém, o produtor Edward R. Pressman comprou os direitos do título, resolvido a levá-lo para os cinemas.

    Surpreso com o interesse, Ellis, então, manteve conversa com diversos cineastas. Entre nomes experimentados como Stuart Gordon, David Cronenberg e Rob Weiss, foi nas mãos de Mary Harron que o projeto finalmente andou, ganhando forma através de um roteiro escrito juntamente a Guinevere Turner.

    Com diretor e roteirista definidos, a atenção voltou-se, então, para o papel protagonista. Christian Bale foi cogitado de cara mas não agradou à Lionsgate, empresa por trás da distribuição do filme. Assim, entrou em cena o nome de Leonardo DiCaprio e, após a contratação do ator, Bale foi demitido. Mary Harron, por sua vez, se opôs à mudança, acabando por ser desligada, também, e dando lugar a Oliver Stone.

    Um filme para chamar de seu: 7 clássicos atemporais para assistir online neste fim de ano

    Como eles voltaram ao plano original? Bem, DiCaprio finalmente decidiu abandonar a produção e Stone também saiu do caminho. Desta forma, a Lionsgate recontratou Harron - e junto veio Bale.

    Finalmente, quase dez anos após a publicação do livro, American Psycho (no original) foi filmado, alimentado por um discreto orçamento de 7 milhões de dólares. Apesar de o longa ter recebido críticas mistas, a atuação de Bale foi bastante elogiada, impulsionando, assim, a carreira do astro em Hollywood.

    Psicopata Americano
    Psicopata Americano
    Data de lançamento 22 de dezembro de 2000 | 1h 41min
    Criador(es): Mary Harron
    Com Christian Bale, Willem Dafoe, Jared Leto
    Usuários
    3,8
    Assista agora

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top