Minha conta
    Ninguém dava um centavo, mas virou parte da história: Tudo sobre o filme que elevou o diretor da maior saga do cinema
    Heloisa Vilela
    Heloisa Vilela
    -Redatora
    Heloisa gosta de ficção científica, sitcoms e de pipoca com bastante manteiga. Fã do Kubrick e de reality shows de compra e venda de casas.

    Uma obra-prima à qual devemos a franquia intergaláctica mais lucrativa da história.

    George Lucas é famoso por ter criado a saga cinematográfica mais famosa e bem sucedida de todos os tempos , mas a enorme franquia de ficção científica Star Wars poderia nunca ter existido se não fosse pela tenacidade do cineasta.

    Quando Lucas apresentou pela primeira vez sua idéia para Star Wars, muitos grandes estúdios, incluindo United Artists, Disney e Universal, rejeitaram a proposta porque consideravam, como ele próprio diria mais tarde, "que ninguém gosta de ficção científica".

    Porém, a produtora 20th Century Fox concordou em financiar o filme com o objetivo de estreitar os laços com Lucas, que acabara de dirigir um filme de muito sucesso chamado Loucuras de Verão (1973) e tinha potencial para se tornar uma das grandes figuras da indústria.

    Deixemos para outro dia a história de como George Lucas soube administrar o ridículo orçamento inicial que lhe deram para Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança e como ele usou o fato da Fox não estar realmente interessada em Star Wars para manter os direitos sobre ele. Vamos outra história: como conseguiu fazer Loucuras de Verão quando ninguém em Hollywood dava um centavo por isso.

    Universal Pictures

    No final dos anos 60 e início dos anos 70, George Lucas tentava entrar no mundo do cinema. Os seus primeiras curtas-metragens como estudante de cinema provaram o seu talento e, graças a isso, ele teve a oportunidade de conhecer Francis Ford Coppola, com quem fundou um estúdio cinematográfico através do qual realizou o seu primeiro filme: THX 1138, um filme hoje cult digno de elogios, mas um desastre comercial.

    Felizmente, Lucas não precisou esperar muito para que Hollywood começasse a vê-lo como um jovem diretor de cinema promissor. Incentivado por Coppola a escrever uma história que agradasse ao grande público, o diretor começou a trabalhar em um roteiro baseado em suas próprias experiências de adolescência, no início dos anos 1960, em Modesto, Califórnia.

    Assim surgiu Loucuras de Verão, filme ambientado em Modesto em 1962, que explora a transição da adolescência para a idade adulta através da história de um grupo de jovens durante a última noite de verão antes de iniciarem a faculdade.

    Porém, para tirá-lo do papel teve que passar por vários estúdios que não se interessaram: United Artists, Fox, Paramount, Columbia e MGM disseram não ao filme, mas ele chamou a atenção da Universal, que concordou em produzir com o orçamento que fixaram em 600 mil dólares e que posteriormente aumentou em 175 mil dólares graças à confiança que Francis Ford Coppola, que acabara de lançar O Poderoso Chefão, depositou em seu amigo.

    Graças ao fato de o estúdio não ter investido muito dinheiro nem ter grande interesse no filme, Lucas teve a oportunidade de trabalhar com bastante liberdade e, finalmente, após uma filmagem que durou apenas 29 dias, conseguiu lançar seu filme em 1973. Um filme que já em testes começou a receber enormes elogios. Então a Universal, que até então se mantinha bastante distante, quis reeditá-lo antes do lançamento comercial.

    Universal Pictures

    Curiosamente, durante esse período, Coppola queria obter o filme pagando à Universal o investimento que tinha feito e outros estúdios fizeram ofertas. No entanto, a Universal os rejeitou e acabou fazendo uma pequena reedição. Embora inicialmente o plano fosse que este fosse um filme para televisão, os comentários a respeito foram tão bons que decidiu-se lançá-lo nos cinemas.

    O resto é história: o filme foi aclamado pelo público e pela crítica, revelou-se um verdadeiro sucesso comercial, foi nomeado para quatro Oscar incluindo o de Melhor Filme e, hoje, é um filme cult. Uma obra-prima assinada por Lucas antes de revolucionar a história do cinema com Star Wars, que também foi selecionada para preservação no National Film Registry.

    Além disso, graças a ela, Lucas conseguiu demonstrar o potencial que lhe permitiria realizar a saga intergaláctica mais famosa da história: "Não entendo isso e não vou investir neste projeto, mas acho você tem talento, então vou investir em você”, disse Alan Ladd Jr., executivo da 20th Century Fox, quando Lucas o apresentou a Star Wars.

    Loucuras de Verão
    Loucuras de Verão
    Data de lançamento 22 de novembro de 1973 | 1h 50min
    Criador(es): George Lucas
    Com Richard Dreyfuss, Ron Howard, Paul Le Mat
    Usuários
    3,4

    Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top