Minha conta
    "Só deveria ter havido um": Diretor explica por que aceitou e depois se arrependeu da continuação de um dos maiores clássicos do cinema
    Heloisa Vilela
    Heloisa Vilela
    -Redatora
    Heloisa gosta de ficção científica, sitcoms e de pipoca com bastante manteiga. Fã do Kubrick e de reality shows de compra e venda de casas.

    O diretor Francis Ford Coppola, entre todas as pessoas, desejou nunca ter feito continuação de O Poderoso Chefão.

    Raramente acontece da sequência de uma obra-prima reconhecida alcance um significado semelhante ou mesmo tão grande na história do cinema quanto a sua antecessora. O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola, é um daqueles casos raros. O Poderoso Chefão 2, assim como a Parte 1, ganhou o Oscar de Melhor Filme (junto com outras cinco estatuetas) – nunca antes ou depois na história do Oscar dois filmes pertencentes à mesma série receberam essa premiação.

    Com a terceira parte, lançada em 1990, Coppola não conseguiu repetir o feito. Mas o diretor de Apocalypse Now lamenta não apenas a conclusão da trilogia, que gerou polêmica entre fãs e crítica, mas também a segunda parte, que dificilmente falta em qualquer ranking de Melhores Filmes de Todos os Tempos. Quando questionado pelo TMZ se ele poderia imaginar fazer um quarto filme O Poderoso Chefão, respondeu brevemente: “Só deveria ter havido um”.

    E em entrevista em vídeo à GQ, Coppola admitiu que originalmente nem queria fazer o filme. Para ele, a história foi contada até o fim e não precisava de continuação. A lenda da direção também ansiava por novos desafios: ele tinha medo de ficar restrito a um tipo de filme caso também assumisse a direção de O Poderoso Chefão 2.

    Paramount Pictures Studios

    Mas o que o fez mudar de ideia? Em primeiro lugar: dinheiro! “Fizeram-me uma oferta que não pude recusar”, cita Coppola, com uma piscadela, uma das falas mais famosas de Don Vito Corleone (Marlon Brando) da primeira parte. “Ninguém parecia se importar com a quantidade ridícula de dinheiro que eu estava cobrando [do estúdio].”

    POR QUE COPPOLA SE ARREPENDE DE TER FEITO O PODEROSO CHEFÃO 2?

    O cineasta, que concluiu as filmagens de seu projeto Megalopolis este ano, foi bem pago pela direção de O Poderoso Chefão 2. Além disso, foi-lhe garantida liberdade criativa irrestrita e controle total sobre o projeto. No final, ele simplesmente não conseguiu dizer não a isso – mesmo que, olhando para trás, ele tenha problemas com o filme.

    Aliás, uma das principais razões pelas quais Coppola lamenta o filme não tem nada a ver com sua qualidade: as sequências não eram tão comuns nos anos 70 como são hoje – e Coppola acredita que o sucesso de O Poderoso Chefão 2 abriu o caminho para uma cultura sequencial que ele realmente rejeita.

    “Se eu soubesse que isso iria acontecer, não teria feito”, disse o diretor. Os fãs de cinema, por outro lado, podem se considerar sortudos por Coppola ter sido mudado novamente.

    O Poderoso Chefão 2
    O Poderoso Chefão 2
    Data de lançamento 20 de dezembro de 1974 | 3h 20min
    Criador(es): Francis Ford Coppola
    Com Al Pacino, Robert De Niro, Diane Keaton
    Usuários
    4,7
    Assista agora

    Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top