Minha conta
    4,6 de 5 estrelas: Este continua sendo um dos filmes de ficção científica mais bem avaliados mesmo depois de 40 anos
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Esse filme tem 40 anos e ainda é um dos filmes de ficção científica mais bem avaliados de acordo com os usuários do AdoroCinema,

    40 anos depois! Faz 40 anos que Star Wars; O Retorno de Jedi foi lançado nos cinemas. Em outubro de 1983, os fãs de Star Wars descobriram a conclusão de uma trilogia que havia começado seis anos antes com um filme sobriamente intitulado Star Wars.

    Se você não passou por isso, é difícil imaginar o evento que foi o lançamento de O Retorno de Jedi. Na época de seu lançamento inicial, o filme ganhou o equivalente a 1,15 bilhão de dólares em todo o mundo.

    Foi o maior sucesso do ano. Um resultado colossal, reforçado pelo seu relançamento em 1985 nos Estados Unidos, que acrescentou mais 32 milhões de dólares à bilheteria.

    Lucasfilm

    O Retorno de Jedi se passa um ano após os eventos de O Império Contra-Ataca. Luke retorna a Tatooine para libertar Han Solo das garras de Jabba, o Hutt, enquanto o Império começa a construir uma segunda Estrela da Morte, uma arma ainda mais poderosa que a anterior, para acabar com a Rebelião de uma vez por todas.

    O Episódio VI da saga foi dirigido por Richard Marquand, depois que Steven Spielberg, David Lynch e David Cronenberg recusaram a oferta. Marquand morreu de um ataque cardíaco quatro anos depois, com apenas 49 anos, em 4 de setembro de 1987.

    HARRISON ENTEDIADO

    Lucasfilm

    Se Han Solo terminou o filme anterior paralisado em carbonita, foi porque Harrison Ford só havia assinado contrato para dois filmes de Star Wars. A princípio, ele ficaria ausente da terceira parte, até que Howard Kazanjian o convenceu a voltar.

    Agora um astro graças ao primeiro filme de Indiana Jones, Ford negociou ferozmente seu retorno antes de aceitar. Ele sugeriu que seu personagem se sacrificasse no primeiro terço do filme, mas George Lucas recusou, e Han Solo recebeu o arco narrativo que conhecemos hoje.

    BEM RECEBIDO NA ÉPOCA?

    Hoje, O Retorno de Jedi é geralmente o filme menos apreciado da trilogia original, sem a surpresa de Uma Nova Esperança e o clímax de O Império Contra-Ataca, mas esse também era o caso quando foi lançado. Alguns o criticaram por ser "podre" (Pauline Kael, New Yorker) ou "um fracasso e uma coroa de glória barata e manchada" para a saga (Christopher John, Ares Magazine).

    Outros fãs, no entanto, destacam as qualidades do filme, como Roger Ebert, que o vê como "um banquete para os olhos", observando que ele acha ótimo o modo como "Lucas e seus associados se superaram". Sheila Benson, do Los Angeles Times, achou que o filme atingiu "uma nova maturidade (...) sem perder o senso de humor".

    Lucasfilm

    No AdoroCinema, as classificações de público da primeira trilogia de Star Wars estão empatadas com 4,6 de 5 para os três filmes da franquia. A única coisa que as diferencia é o número de usuários que atribuíram uma avaliação aos filmes. Portanto, a trilogia clássica parece ser amada como um todo.

    ACLAMADO!

    Após seu lançamento, O Retorno de Jedi acabou sendo indicado a 4 Oscars e ganhou um Prêmio Especial por seus efeitos visuais, concedido a Richard Edlund, Dennis Muren, Ken Ralston e Phil Tippett.

    Assim como nas edições anteriores da saga, o público devorou os livros infantis, brinquedos, videogames, romances e histórias em quadrinhos que foram lançados junto com o filme, permitindo que George Lucas aumentasse consideravelmente seu patrimônio.

    Lucasfilm

    O filme também introduziu a espécie dos Ewoks, pequenas bolas de pelo apresentadas como lutadores formidáveis e que habitam a lua florestal de Endor. Essas criaturas tiveram sua própria série animada, dois filmes de TV e até uma música de rap.

    George Lucas esperou até que os efeitos especiais digitais atingissem o nível desejado para iniciar as filmagens dos episódios 1 a 3 no final dos anos 90, que se passaram antes de Uma Nova Esperança e revisitaram, entre outras coisas, a criação de Darth Vader.

    Star Wars: O Retorno de Jedi
    Star Wars: O Retorno de Jedi
    Data de lançamento 6 de outubro de 1983 | 2h 13min
    Criador(es): Richard Marquand
    Com Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher
    Usuários
    4,6
    Assista agora em Disney +

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top