Minha conta
    Essa princesa da Disney é incrível, mas nunca vai ganhar uma versão live-action: Sua verdadeira história é trágica!
    Katiúscia Vianna
    Katiúscia Vianna
    -Editora-chefe | Crítica
    Apaixonada pela escrita, Katiúscia Vianna acumulou décadas de cultura pop, já que cresceu dividindo seu tempo entre apostas para o Oscar e maratonas de Friends.

    Essa animação venceu dois Oscars, mas é bem difícil que entre na moda junto com Aladdin, A Bela e a Fera e A Pequena Sereia...

    Fato do cinema moderno: Hollywood adora um remake. Embarcando nessa onda, a Disney está recriando suas clássicas animações em versões com atores - com boa parte delas se tornando grandes sucessos, como A Bela e a Fera, Aladdin e A Pequena Sereia. Porém, existe uma princesa da Disney que não deve ganhar versão live-action tão cedo, pois causaria dor de cabeça dos chefões da empresa de Mickey Mouse. Estamos falando de Pocahontas, é claro.

    Qual é o problema de Pocahontas?

    Não me entenda errado, Pocahontas fez parte da minha infância e conquistou toda uma geração. Visualmente, a animação é espetacular e a trilha sonora é apaixonante - não é a toa que levou dois Oscars para casa, incluindo canção por "Colors of the Wind". O problema está em sua temática: por mais que muitos considerem ser legal ter uma princesa indígena na Disney, é inegável que a história do filme ofendeu muita gente por romantizar a história real e trágica de uma nativa-americana.

    Disney

    Resumindo, o filme acompanha a história de amor entre Pocahontas e John Smith, um explorador vindo da Europa. Romântico? Sem dúvidas. Historicamente errado? Com certeza. O grande clímax do longa é quando Pocahontas se joga em frente ao amado, impedindo que seu pai o mate e inicie uma guerra. Isso foi inspirado em um relato do verdadeiro John Smith - mas que foi desmentido por historiadores ao longo dos anos.

    A vida de Pocahontas foi bem mais trágica, apesar de seu povo, os Powhatans, ter sido gentil com os exploradores europeus, inclusive Smith. Por volta dos 16 anos de idade, ela foi sequestrada por um grupo de colonizadores e obrigada a se casar com um homem chamado John Rolfe. Ele a levou para Europa, como um exemplo de "versão civilizada dos selvagens graças ao homem branco", sendo batizada de Rebecca. Ela teve um filho, mas faleceu por volta dos 21 anos de idade, por motivos desconhecidos.

    Pocahontas: Este erro que sempre esteve no filme da Disney, mas ninguém reparou

    Somente depois de sua morte e fama em Londres, John Smith começou a espalhar por aí como ela teria salvado sua vida. Ou seja, além de usar uma história de origem duvidosa como enredo, para colocar ainda mais sal na ferida, a Disney lançou uma sequência de Pocahontas, romantizando sua relação com John Rolfe - mas a continuação não foi tão popular quanto o desenho original.

    Pocahontas vai ganhar uma versão live-action?

    Pocahontas - O Encontro de Dois Mundos
    Pocahontas - O Encontro de Dois Mundos
    Data de lançamento 7 de julho de 1995 | 1h 22min
    Criador(es): Mike Gabriel, Eric Goldberg
    Com Irene Bedard, Mel Gibson, Linda Hunt
    Usuários
    4,3
    Assista agora em Disney +

    Observando a história real de Pocahontas (e, provavelmente, traumatizando a sua infância), é bem lógico pensar que a Disney não vai querer se envolver em mais polêmicas e deixar Pocahontas quietinha no mundo da animação. Em 2019, até surgiu um rumor que o filme live-action dela estaria em produção, mas isso nunca foi confirmado. Inclusive, o próprio compositor Alan Menken duvida que aconteça algum dia: "Acredito que essa história seria difícil. Com as sensibilidades modernas, ia ser complicado - você acabaria ofendendo alguém."

    Claro que polêmica nunca impediu o lançamento de nenhum filme. Basta como P.T. Barnum foi imortalizado como defensor dos oprimidos em O Rei do Show e fez 400 milhões de dólares na bilheteria, mas isso é outra história... Em defesa da Disney, suas versões live-action têm o costume de trazer mudanças mais condizentes com os tempos atuais. Seja escalando uma Ariel negra (Halle Bailey) em A Pequena Sereia ou dando mais independência e poder para Jasmine (Naomi Scott) em Aladdin - ou até mesmo humanizando vilãs como Malévola (Angelina Jolie) e Cruella (Emma Stone). Logo, só o tempo irá dizer se Pocahontas voltará para as telas - e torcemos para que sua verdadeira história seja contada algum dia.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top